Relatório Química Analítica
Por: Ana Júlia Abreu • 11/3/2024 • Relatório de pesquisa • 1.592 Palavras (7 Páginas) • 82 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A titulação é uma técnica analítica que determina a concentração exata de uma solução, fazendo-a reagir com uma solução cuja concentração é conhecida com uma solução cuja concentração pretende-se determinar. A solução que está sendo analisada denomina-se titulado, e a solução com concentração conhecida denomina-se titulante. (SUSSUCHI, et al. 2009)
Padronização é uma titulação que é realizada para determinar a concentração de uma solução que será utilizada para uma análise volumétrica. Consiste em titular a solução preparada com um padrão secundário, com base na sua concentração, sendo assim possível calcular a concentração molar exata do titulado. Após padronizar a solução preparada, a mesma passa a ser denominada solução padrão. (MATOS, 2012)
Uma solução de padrão secundário é um composto que pode ser usado em uma padronização cuja concentração foi determinada por comparação contra um padrão primário. Sua pureza pode ser estabelecida por análise química e serve como referência na titulação. O hidróxido de sódio, por exemplo, após ser padronizado, pode ser utilizado para padronizar uma solução ácida. (SILVA, 2016)
A reação química que ocorre durante a padronização é uma reação de neutralização entre um ácido e uma base, produzindo sal e água, e ao adicionar ao titulado uma quantia de indicador ácido-base apropriado, e a mudança de cor indica exatamente o momento em que a reação ocorre por completo, conferindo à solução uma coloração rósea quando básica, ou incolor quando ácida. (FOGAÇA, 2022)
O objetivo deste relatório é conhecer os conceitos fundamentais a respeito de titulação e aplicar os principais cálculos acerca da padronização de soluções.
1
2. MATERIAL E MÉTODOS
2.1. PESAGEM DE NaOH E BIFTALATO DE POTÁSSIO
Primeiramente, a fim de realizar o experimento de padronização de NaOH 0,1M em 250ml de água proposto em aula, os grupos utilizaram da fórmula ℳ= m1 / PM1 x V para calcular, por meio de uma balança analítica de precisão, uma amostra de 1,01g de hidróxido de sódio à 99% de pureza, que utilizando de uma espátula e papel manteiga, foi prontamente adicionado à um béquer e em seguida foram realizadas três lavagens do papel. Após isso, através de método semelhante, foi pesado três amostras de biftalato de potássio, que foram adicionadas à três Erlenmeyer diferentes contendo 100, 120 e 150g respectivamente.
2.2 TITULAÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO
Após o cálculo das massas, a solução de NaOH foi transferida para um balão volumétrico que foi completado até a marcação indicada de 250ml com água e verificado o menisco.
Em seguida para que fosse possível realizar a titulação com precisão, parte da solução de hidróxido de sódio foi transferido para uma bureta de 25ml acoplada à um suporte universal completando-a, dessa forma, foi adicionado a gotas nos Erlenmeyers contendo biftalato de potássio e fenolftaleína para que fosse verificado a quantidade em volume do titulante, necessária para neutralizar o titulado, que seria visualizada através da mudança de cor do indicador para rósea, demonstrando a basicidade da solução. Sendo assim é possível calcular a massa necessária de NaOH para neutralizar a solução e em seguida a exatidão da titulação.
2
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Foi necessário realizar uma titulação para padronizar o NaOH, por ele ser um padrão secundário, e para ser padrão primário necessita ter alta pureza; fácil obtenção, dessecação e conservação; estabilidade à atmosfera; não ser higroscópico; ser bastante solúvel; baixo custo e massa molar grande. Portanto, foi utilizado o Biftalato de Potássio para padronizar o Hidróxido de Sódio por ele apresentar os requisitos necessários para ser padrão primário.
O NaOH não tem 100% de pureza, pois em seu rótulo esta que identificado 99% de pureza, por isso, foi realizado o cálculo para verificar qual a quantidade de Hidróxido de Sódio é necessário para suprir esse 1% de impureza. Esse cálculo obteve o valor de 1,01g.
Logo após, foi feito a pesagem na balança de 1,01g de NaOH para colocar dentro da solução com H2O no Erlemeyer. Além disso, para verificar se a titulação ocorreu da forma desejada com o valor teórico de 0,1 M de NaOH, é necessário fazer uma triplicata, e por isso é necessário colocar Biftalato de Potássio em 3 Erlemeyes diferentes para fazer a solução. A pesagem do Biftalato de Potássio foi realizada e colocada em solução com 50 ml de água no Erlemeyer de 250ml, os valores aferidos pode ser observado na tabela 1.
Tabela 1: Quantidade de Biftalato de potássio em cada Erlemeyer
Erlemeyer | Gramas de Biftalato de Potássio |
Erlemeyer 1 | 0,100 g |
Erlemeyer 2 | 0,120 g |
Erlemeyer 3 | 0,150 g |
Fonte: (Própria) |
A titulação é montada de forma que o titulante fica na Bureta, que será o NaOH, e o titulado fica no Erlemeyer, que será o Biftalato de Potássio e indicador Fenolftaleína. O titulante é um reagente ou solução, cuja concentração é conhecida, já o titulado é um composto ou solução, cuja concentração é desconhecida.
3
Para realizar a titulação, foi adicionado 3 gotas de indicador Fenolftaleína nos 3 Erlemayer contendo Biftalato de Potássio, quando adicionado não apresenta mudança na coloração, continua transparente. É necessário adicionar Fenolftaleína, pois, para completar a titulação a solução de NaOH, é preciso adiciona-lo aos poucos na solução de Biftalato de Potássio, a solução final terá que indicar quando atingir o ponto de equivalência, com PH alcalino (7), que é onde a coloração do líquido fica rósea e adiciona mais uma gora de NaOH para neutralizar a solução de Biftalato de Potássio.
...