Relatório Química Organica - Extração do Óleo Essencial da Canela por Hidrodestilação
Por: João Goulart • 26/10/2016 • Relatório de pesquisa • 260 Palavras (2 Páginas) • 1.368 Visualizações
[pic 1] | Universidade Estadual de Campinas | [pic 2] |
QO-422
Química Orgânica ll
Experimento IV: Extração do Óleo Essencial da Canela por Hidrodestilação
João Ricardo dos Santos Goulart
Lucas Silveira Morgan
RA: 155939
RA: 158169
Campinas - SP
29/09/16
RESUMO
No experimento foi feita uma destilação por arraste de vapor, ou hidrodestilação, e após isso foi feita uma extração com diclorometano para a obtenção do óleo essencial da Canela (cinamaldeído). A massa obtida ao final foi de 0,53g.
Palavras-Chave: Canela, Hidrodestilação, Arraste de Vapor, Cinamaldeído.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi feita uma destilação por arraste de vapor, conforme a figura abaixo:
[pic 3]
Porém, como a montagem do sistema demorou a ser feita, a hidrodestilação teve de ser interrompida quando o volume coletado atingiu 55mL.
Depois disso, foi feita uma extração com diclorometano (10 x 30mL) e o solvente foi evaporado em evaporador rotativo. Dessa forma, a massa final de óleo obtida foi de 0,53g.
CONCLUSÃO
Neste experimento, usou-se a canela para a obtenção do cinamaldeído por arraste de vapor, que é uma destilação de uma mistura imscível. Misturas imiscíveis não se comportam como soluções. Nota-se que durante o aquecimento não pode faltar água, para que não queime a canela dentro do balão de fundo redondo, e deve estar bem isolada a aparelhagem para não ter perda de calor, o que aumenta o tempo da extração da mistura. Foi utilizado o diclorometano como solvente do cinamaldeído da canela, pois o cinamaldeído é solúvel no diclorometano e pouco solúvel em água, tendo o cuidado para não deixar o diclorometano evaporar antes da separação do óleo e da água. Depois da evaporação do diclorometano foi retirado o óleo puro.
...