Relatório Reação de Biureto
Por: Mariagao • 28/6/2016 • Relatório de pesquisa • 552 Palavras (3 Páginas) • 4.372 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
REAÇÃO DE BIURETO
- INTRODUÇÃO
As proteínas são macro moléculas de suma importância,pelo fato de ser encontradas em todas as partes das células, tanto no aspecto de funções celulares, quanto na estrutura. Existe uma grande variedade na quantidade de proteína sendo elas distintas umas das outras.(Miguel Medeiros, 2015)
As fontes de alimentos que contém uma quantidade considerável de proteínas são as carnes de origem: bovina, suína e ovina, os ovos, os laticínios: leites, queijos e iogurtes e as leguminosas: feijão, soja e lentilha. Como cada alimento possui alguns tipos de aminoácidos, a necessidade de uma alimentação variada é importante (Miguel Medeiros, 2015).
Devido à presença de vários aminoácidos e ligações peptídicas, as proteínas reagem a uma diversificação de reagentes, produzindo uma coloração. Existem algumas reações de coloração que são características de alguns aminoácidos encontrados na composição das proteínas, como por exemplo, a reação xantoproteica. (Gabriela Oliveira, José Carlos Oliveira, Tamara Murisugi, 2010)
A reação de biureto constitui-se na mistura de cobre e hidróxido de sódio, sendo que em meio alcalino o cobre reage com proteínas formando um complexo planar com ligação peptídica. A reação é positiva para proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos, sendo também positiva para as substâncias que contém 2 grupos carbaminicos, ligados através ou diretamente ao um único átomo de carbono ou nitrogênio.(Gabriela Oliveira, José Oliveira, Tamara Murisugi, 2010)
- OBJETIVO
Utilizar a reação de biureto para determinar a presença de proteinas.
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1. MATERIAIS
- Reagentes e Soluções
- reagente de biureto
-solução de ovoalbumina 10%
- solução de NaOH 10%
- água destilada
b) Vidraria
-03 tubos de ensaio
- pipetas plásticas de 2mL
3.2. MÉTODOS
Com os 3 tubos de ensaios numerados foi adicionado no primeiro tubo 1mL da solução de ovoalbumina a 10%, no segundo tubo 1mL da solução de glicose 2% e no terceiro tubo foi adicionado 1mL de água destilada. Em seguida foram adicionadas 2mL do reagente de Biureto. Logo após foram adicionados 2 gotas de solução NaOH e os tubos foram agitados.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
Inicialmente no decorrer dos procedimentos, a coloração de origem de cada tudo foi alterada, após a adição das 2 gotas da solução de NaOh, o primeiro tudo apresentou a cor violeta, o segundo tubo azul claro e o terceiro tubo uma coloração levemente azulada.
[pic 4]
A reação de biureto tem é característica por identificar proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos, no qual o sulfato de cobre interage diretamente com as ligações peptídicas dando essa coloração roxa, devido à presença de proteína. Já a segunda amostra havia glicose na qual adquire uma cor azul claro, pela ausência ligações peptídica, assemelhando-se á terceira amostra que continha no tudo apenas água destilada.(Miguel Medeiros, 2015)
...