Relatório aula prática Laboratório Química
Por: joelppaula • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.920 Palavras (12 Páginas) • 625 Visualizações
FACULDADE CAPIXABA DA SERRA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
PROFESSORA: LORENA BERTRANDA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº 07
IDENTIFICANDO ÁCIDOS E BASES COM INDICADORES
TURMA: ECA03NB
ALUNOS: JOEL PIRES DE PAULA
JUNIOR RODRIGUES LIMA
MARCELO DE JESUS PEREIRA
MARCOS DANTAS DA SILVA
PEDRO AUGUSTO R. DA SILVA
INTRODUÇÃO:
Ácidos e bases são classes de compostos que incluem alguns dos produtos químicos mais conhecidas e importantes reagentes de laboratório.
A classificação inicial dos ácidos e bases foi feita apartir do sabor azedo. A palavra ácido é de orígem latina ( acidus ) e significa “azedo”. Descreve o comportamento de certas substancias em relação ao sabor azedo , várias frutas ou vinagre são consideradas substâncias ácidas. O sabor característico do vinagre se deve ao ácido acético. Na laranja e no limão existe o ácido cítrico; na uva temos o ácido tartárico. Em nosso estômago existe ácido clorídrico. A vitamina C, presente em vários vegetais e essencial para o homem, é um ácido denominado ascórbico. E, finalmente, em um comprimido de aspirina temos o ácido acetilsalicílico. As bases (ou hidróxidos) são substâncias capazes de reverter ou neutralizar os efeitos dos ácidos. As bases ou álcalis ( a palavra álcalis vem do árabe al-kali que significa cinzas de uma planta ) são adstrigentes, isto é, “amarram a boca”. As bases são substâncias encontradas por exemplo: na banana verde, no leite de magnésia, no sabão e nas cinzas.
Segundo a teoria da dissociação eletrolítica, desenvolvida pelo químico Svante August Arrhenius, o mesmo baseado nos seus estudos propôs as seguintes definições:
*Ácido: toda substância que, quando dissolvida em água, fornece o cátion hidrogênio H+.
*Base: toda substância que, quando dissolvida em água, fornece o ânion hidróxido OH-.
Podemos identificar quando uma solução é ácida ou básica através de indicadores orgânicos (substâncias que quando em contato com ácido ou base modificam sua cor). São exemplos de indicadores ácido–base: fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol e azul de bromotimol.
Outra maneira de identificar se uma solução é ácida ou básica é atraves do pH, que pode ser medido através do instrumento peagômetro de pH ou fita para medir pH.
OBJETIVOS:
Identificar substãncias ácidas e básicas pela ação de indicadores, verificar a mudança de cor nos diferentes indicadores , determinar o pH das soluções.
PARTE EXPERIMENTAL:
MATERIAIS E REAGENTES:
MATERIAIS
05 - Tubos de ensaio
01 – Grade para tubos de ensaio
Pipetas volumétricas de 01 e 10 ml
Béqueres de 100ml
Fitas de papel tornassol
Fita para medir pH
REAGENTES
Água destilada
Solução de fenolftaleína 1%
Solução de azul de bromotimol
Solução de alaranjado de metila
Solução de HCI, HNO3, H2SO4, NaOH, NH4OH (todos diluídos)
PROCEDIMENTOS:
1º - Foram adcionados 09ml de água destilada em cada um dos 05(cinco) tubos de ensaio e em seguida foi adcionado 01ml de cada substancia na ordem abaixo:
01 - 01 ml de HCl diluído ao primeiro tubo de ensaio
02 - 01 ml de HNO3 diluído ao segundo tubo de ensaio
03 - 01 ml de H2SO4 diluído ao terceiro tubo de ensaio
04 - 01 ml de NaOH diluído ao quarto tubo de ensaio
05 - 01 ml de NH4OH diluído ao quinto tubo de ensaio
Obtendo-se assim cinco tubos, com 10ml cada, de soluções distintas de água destilada e uma das substâncias acima listada.
2º - Após adicionadas as substancias foram agitados os tubos de ensaio. Foi observado um aspecto incolor nos 5(cinco) tubos de ensaio.
3° - Foi prosseguido com a divisão de cada solução obtida em 3(três) tubos de ensaio, totalizando 4(quatro) amostras (2,5ml) de cada uma das 5(cinco) soluções.
...