Relatório de Química Analítica
Por: Helena Manenti • 21/11/2018 • Artigo • 1.185 Palavras (5 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1] | Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC Curso de Farmácia – Química Analítica I |
ESTUDO DA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
Garay, Marlowa 1,a, Jacinto, Sabrina1,b, Martins, Helena1,c e Mendes, Elton1,e
1Departamento de Farmácia, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Palavras chaves: Cinética,, Velocidade, Reação..
Introdução
Existem várias reações que acontecem diariamente no nosso dia a dia, essas reações podem ser extremamente rápidas ou muito lentas, como, por exemplo, os alimentos na geladeira demoram mais para se decompor do que na temperatura ambiente.
A velocidade de uma reação varia muito devido a diversos fatores tais como concentração, pressão, temperatura, se a ou não o uso de catalisador entre outros.
Uma mesma reação pode ocorrer mais rápida ou mais lenta quando se é mudada alguma característica sua, um exemplo é a titulação com o permanganato de potássio com ácido oxálico e ácido sulfúrico que tem uma grande variação de velocidade quando se é alterada alguma propriedade sua como a adição de água, o aquecimento da solução ou o uso de um catalisador.
O objetivo de ser feito a mesma reação mudando algumas características como, por exemplo, o aquecimento da solução antes de se colocar o soluto é para entender o porquê a reação acontece de forma mais rápida quando está aquecida e o que acontece de mudança na solução que a faz ser mais rápida quando se comparado à reação que não está aquecida, a ciência que estuda a velocidade das reações é a cinética química.
A reação do permanganato de potássio com o ácido oxálico e o ácido sulfúrico acontece quase que instantaneamente quando se aquece os ácidos antes porque o aumento da temperatura tende a elevar a velocidade da reação, pois quanto maior for à temperatura maior será a proporção de moléculas que terão energia suficiente para reagir e se colidirem uma com a outra. [1]
A velocidade de uma reação também pode aumentar na presença de um catalisador, catalisadores são substancias que alteram a velocidade de uma reação sem serem afetados, no exemplo da titulação com permanganato de potássio o sulfato de manganês serviu como catalisador fazendo a reação ser mais rápida do que aconteceria normalmente. [1]
A reação do permanganato de potássio pode ocorrer também de forma mais lenta quando se é adicionado água, isso ocorre porque a concentração dos reagentes e alterada fazendo com que a solução fique mais diluída diminuindo assim o número de colisões das moléculas tornando a reação bem mais devagar. [1]
Na área farmacêutica este tipo de estudo e conhecimento da velocidade e muito importante, pois, por exemplo, um fármaco muito diluído não faria o efeito desejado no paciente ou demoraria muito para o efeito começar a ocorrer já uma reação mais rápida agiria mais rápido no organismo e da mesma forma seria eliminada de forma mais rápida que é o objetivo dos medicamentos agir rápido e ser eliminado rápido também.
Metodologia
Para o melhor entendimento sobre os fatores que afetam a velocidade de uma reação, foram realizados experimentos envolvendo reações com soluções de ácido oxálico, ácido sulfúrico, permanganato de potássio e sulfato de manganês. Todos os experimentos foram realizados em condições normais de pressão e temperatura. O experimento foi realizado utilizando os materiais descritos na Tabela 1.
Tabela 1 - Materiais utilizados nos experimentos de velocidade de reação
MATERIAIS E SOLUÇÕES | QUANTIDADE |
PIPETA GRADUADA | 3 |
BÉQUER | 4 |
CRONOMETRO | 1 |
BICO DE BUNSEN | 1 |
Fonte: Autor
Foram realizados 4 procedimentos para determinar os fatores que influenciam na velocidade de determinadas reações (utilizou-se as mesmas soluções em todos os procedimentos, exceto no terceiro). O primeiro procedimento foi o de Medida do Tempo de Reação, utilizando-se as soluções de ácido oxálico, ácido sulfúrico e permanganato de potássio. Neste foram pipetados 5 mL de ácido oxálico 0,5 N em um béquer de 25 mL, adicionou-se 1 mL de solução de ácido sulfúrico 5 M. Após preparou-se o cronômetro para marcar o tempo da reação (segundos). Acrescentou-se a mistura do béquer 4 mL de permanganato de potássio 0,04 N e calculou-se o tempo que a solução levou para descolorir totalmente. Assim encerrou-se o primeiro procedimento.
O segundo procedimento refere-se ao Efeito de Concentração em uma Reação. Em um béquer de 25 mL foram pipetados 5 mL de ácido oxálico 0,5 N, adicionou-se 1 mL de ácido sulfúrico 5 M e acrescentou-se 10 mL de água destilada. Após preparou-se o cronômetro para marcar o tempo da reação (segundos). Acrescentou-se a mistura do béquer 4 mL de permanganato de potássio 0,04 N e calculou-se o tempo que a solução levou para descolorir totalmente. Assim encerrou-se o segundo procedimento.
O terceiro procedimento refere-se ao Efeito do Catalisador na Reação. Em um béquer de 25 mL foram pipetados 5 mL de ácido oxálico0,5 N, adicionou-se 1 mL de ácido sulfúrico 5 M e acrescentou-se 5 gotas de sulfato de manganês 0,1 M (catalisador). Após preparou-se o cronômetro para marcar o tempo da reação (segundos). Acrescentou-se a mistura do béquer 4 mL de permanganato de potássio 0,04 N e calculou-se o tempo que a solução levou para descolorir totalmente. Assim encerrou-se o terceiro procedimento
...