Relatório de Química Analítica
Por: karisiamorais • 4/11/2019 • Relatório de pesquisa • 919 Palavras (4 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE POTIGUAR – CAMPUS MOSSORÓ
DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA
GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
DOCENTE MONIZE CHAVES
KARISIA DA SILVA MORAIS
LÍDIA MARIA MARQUES DA SILVA
RAYSSA KLEYANA LIMA PINHEIRO FREIRE
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES PADRÕES
MOSSORÓ – RN
2019
1. INTRODUÇÃO
Soluções são mistura homogêneas de um soluto (substancia que é dissolvida) em um solvente (substancia que dissolve o soluto). A concentração de uma solução é expressa pela concentração de um soluto (SILVA, 2001).
Se tratando de soluções padrão, cuja a concentração do reagente é conhecida, consideramos não só a natureza e o estado dos solutos, mas também as suas concentrações. O termo concentração é usado para designar a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente ou solução. Quanto maior a quantidade de soluto dissolvido em certo volume de solvente, mais concentrada a solução. Três aspectos são observados para realiza-las: quantidade, envolvendo medidas em massa e em volume; composição, soma dos ingredientes; e concentração, já citada.
No preparo de uma solução de um determinado reagente, for utilizado um produto cujo o grau de pureza seja elevado o qual tenha sido submetido à secagem por determinado tempo e temperatura conveniente, sendo então utilizada uma balança analítica instalada em condições que permitam uma pesagem acurada, será possível conhecer precisamente a concentração do reagente (SILVA, 2001). Assim preparadas as soluções, levam o nome de padrão primários, de grande relevância para a Química Analítica.
A padronização é realizada por meio da titulação, que envolve a reação entre uma amostra de solução com uma solução reagente, chamada solução padrão, geralmente de ácido-base, que acarretam numa neutralização, cujo os produtos são água e sal. O termino desta reação é percebido através da modificação física provocada pela reação da própria solução (soluto) com o seu reagente.
Adicionados em titulação ácido-base, os indicadores, detectam o ponto final da titulação baseando-se no uso da variação de cor de algumas substancias. (BACCAN, 2001). Entre eles, como um indicadores, podemos citar o vermelho de metila ou fenolftaleína, determinando o ponto de equivalência da titulação, onde a mudança de cor sinaliza o ponto final. Os resultado da titulação são imprescindíveis, pois através da equação fundamentada da análise volumétrica é possível descobrir a concentração real das soluções tituladas.
As titulações podem ser classificadas da seguinte forma: Titulação ácido-base ( realizada na aula prática) , titulação de precipitação, quando apresentam precipitados, titulação de oxidação-redução, quando há transferência de elétrons, e titulação de complexação, quando se quer dosar elementos que dão origem a um complexo estável.
2. OBJETIVOS
Preparar uma solução aquosa diluída pelo método da diluição de soluções; preparar uma solução aquosa diluída de uma base, a partir do soluto sólido; Determinar, com maior precisão, a concentração da solução de HCL preparada na aula anterior; determinar, com maior precisão, a concentração da solução de HCL preparada na aula anterior
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1. Materiais e Reagentes: Pratica I- Preparo de soluções para padronização
- Balança
- 2 béqueres de 100 mL
- Bastão de Vidro
- Vidro de relógio
- Espátula
- 2 balões volumétricos de 50 mL
- 1 balão volumétrico de 100 mL
- Proveta de 10 mL
- Agua destilada
- Ácido Clorídrico (HCl) concentrado.
- Hidróxido de Sódio
3.1.1. Materiais e Reagentes: Pratica II- Padronização de soluções padrões
- 2 pipetas volumétricas de 10 mL
- 2 Erlenmeyer de 250 mL
- 2 Buretas
- Pêra
- Suporte Universal
- Fenolftaleína
RESULTADOS E DISCUSSÕES
PARTE I- Preparo de soluções para padronização:
As soluções foram preparadas da seguinte forma:
- Solução básica (NaOH) de concentração 0,1 mol/L
- Solução ácida (HCl) de concentração 0,1 mol/L
PARTE II- Padronização de soluções:
Após a prática de titulação, foi possível observar, a partir dos cálculos, que a concentração do NaOH não era 0,1 mol/L, e sim 0,22 mol/L. Também foram realizados os cálculos para o HCl e o resultado também foi diferente.
...