Relatório de química experimental
Por: Camila Mendes • 18/11/2015 • Relatório de pesquisa • 2.662 Palavras (11 Páginas) • 375 Visualizações
Unilab
INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA I
MEDIDAS EM QUÍMICA: MASSA E VOLUME
Alunos: Camila Mendes Beserra e Stefany da Silva Gonçalves
Professora: Profa. Dra. Maria Cristiane Martins de Souza
Acarape-CE, Outubro de 2014
________________
SUMÁRIO
SUMÁRIO
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO 5
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
3.1. Unidades de Medida 6
3.2. Precisão e Exatidão............................................................................................................7
4. METODOLOGIA 8
4.1. Medida de volume ........................................................................................8
4.2. Medidas de massa e volume ........................................................................................8
4.3. Verificação da Precisão/Exatidão ...................................................................................8
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 10
6. CONCLUSÕES 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4
________________
RESUMO
Na prática de laboratório o orientador explicou, primeiramente, algumas medidas de segurança, imprescindíveis para o bom andamento do laboratório e para a preservação física dos participantes deste.
Ainda na prática de medidas químicas: massa e volume, foi apresentado as vidrarias e equipamentos que estariam disponíveis no laboratório, visto que esta foi a primeira vez que muitos participantes encontraram-se na situação de experimentador.
Foi introduzido um conceito de massa e volume, além da importância da escolha adequada das vidrarias e dos equipamentos, utilizando o critério de precisão e exatidão, para uma correta manipulação das amostras utilizadas e para que o experimento atingisse seus objetivos.
Com essa introdução dos conceitos, foi dado início a prática. O procedimento experimental foi subdivido em duas partes, em que a primeira parte consistiu em pesagem de algumas vidrarias, com e sem água, para que posteriormente fosse discutido a massa e o volume dos materiais utilizados.
Na segunda parte do procedimento experimental consistiu em um preparo de três amostras com três substâncias desconhecidas, e foi utilizado uma técnica de titulação ácido-base, para a neutralização do ácido.
No fim da prática de medidas químicas: massa e volume foi discutido entre os participantes da prática os resultados obtidos por cada um, e se estes foram considerados aceitáveis ou não. Para finalizar os alunos descartaram de maneira adequada as soluções que produziram, lavaram as vidrarias e organizaram as bancadas.
Palavras-chaves: Segurança, vidraria, equipamento, medida, massa, volume, precisão e exatidão.
________________
1. INTRODUÇÃO
No estudo da ciência, é necessária a realização de vários experimentos para se comprovar uma hipótese. Para tanto, é preciso que os materiais utilizados sejam o mais preciso possível e exatos. Assim, a exatidão e a precisão são elementos muito importantes. Exatidão e precisão, apesar de parecerem termos similares, têm significados diferentes. A exatidão se refere à quão próximo uma medida chegou em relação ao valor tido como verdadeiro, ou seja, o valor referencial. Precisão está relacionada a proximidade das medidas obtidas em diferentes vezes que o experimento foi realizado, ou seja a dispersão grande dos valores torna o experimento menos preciso.
A exatidão e a precisão são muito importantes quando fazemos medidas de massa e volume de uma matéria. Massa é a quantidade de matéria existente num corpo, e volume é a extensão que um corpo ocupa no espaço. Existem aparelhos que auxiliam na medida de massa e de volume de um corpo. No caso da massa, o aparelho utilizado é a balança, porém existem diferentes tipos de balanças. A precisão é que determina o tipo de balança apropriada para cada caso, por exemplo: quanto maior a necessidade de precisão da massa de um corpo, maior deve ser a sensibilidade da balança. A precisão é determinante para a escolha do aparelho de medida do volume de um corpo, também. Assim, ao se realizar um estudo de massa e volume é necessária a utilização de aparelhos, que conforme a necessidade, sejam mais ou menos calibrado, ou seja, mais ou menos precisos e exatos.
2. OBJETIVOS
O objetivo central dessa prática foi identificar os principais equipamentos e recipientes volumétricos, mostrar como manipular corretamente a vidraria disponível para determinação de volume, analisar a exatidão dos recipientes volumétricos, além de sequenciar os procedimentos feitos na prática e verificar a precisão de medidas.
________________
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Unidades de Medida
“Muitas propriedades da matéria são quantitativas; isto é, são associadas a números. Quando um número representa uma medida quantitativa, as unidades de grandeza devem sempre ser especificadas.” (BROWN, T L.; H. E.; Bursten, B. E; Burdge, J. R.
...