Relatório, nols em miscibilidade dos alcoois
Por: Matheus055 • 17/6/2019 • Trabalho acadêmico • 528 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
Introdução
A miscibilidade de substâncias em outras substâncias, é um processo muito simples e comum. Por meio deste procedimento é possível observar como funciona o processo de solubilização da matéria.
Em uma molécula existe vários átomos de diferentes elementos, contendo cada um as suas propriedades características. Quando são submetidas a estudos, é possível destacar novas propriedades, graças as ligações químicas, sendo elas covalente, iônica e metálica. A eletronegatividade está intimamente ligada a possibilidade de uma matéria ser facilmente miscível ou não, pois caso apresente-se um elemento mais eletronegativo que o outro na ligação, haverá uma polaridade dando-se essa diferença maior que 0,5 na subtração das eletronegatividades, do contrário, se essa diferença seja menor que 0,5 a molécula é considerada apolar ou covalente. Em síntese, o procedimento de miscibilidade é fundamentado nesta reação.
Objetivo
Mostrar como o etanol, propanol, butanol, pentanol e terc-butanol reagem com a água e o corante para distinção das substancias, testando a capacidade de miscibilidade desses álcoois.
Procedimento experimental
Para fazer o experimento, foi usado: água, corante, etanol, propanol, butanol, pentanol e terc-butanol. As vidrarias usadas foram: cinco provetas graduadas, um Becker e um tubo de ensaio. Primeiramente o corante foi misturado à água, para distinguir dos álcoois. Cada álcool foi colocado em uma proveta diferente, em seguida foi colocado no tubo de ensaio o etanol e depois 5ml de água com o corante, em pouco instante já é possível ver o resultado e começar a realizar o mesmo procedimento para os demais álcoois.
Resultados
Após a água ser adicionada, foi possível perceber que a mistura se tornou miscível, ou seja, o etanol tem facilidade em se misturar com a água, formando uma mistura homogênea.
O próximo a ser analisado foi o propanol, e observou-se que a mistura se tornou miscível com facilidade.
Em seguida foi a vez de usar o butanol, o qual foi perceptível que a mistura se tornou imiscível, mas logo após fechar o tubo com uma rolha e agitar, o resultado mudou e se tornou uma mistura parcialmente imiscível.
Com o pentanol o resultado foi imiscível mesmo agitando.
Por último, o terc-butanol se mostrou miscível com facilidade.
Discussão
Por que obtivemos resultados miscíveis, parcialmente miscível e imiscível nas misturas? A molécula de água é polar devido a diferença de eletronegatividade do oxigênio com os dois hidrogênios, a de etanol também é polar, pois é formada por compostos polares, o que facilita a mistura das duas substâncias. Quando o soluto é polar, tente a se dissolver bem em solventes polares, visto que as cargas positivas da molécula de agua atrai as negativas do etanol e vice-versa, solubilizando o etanol na água, da mesma forma com o propanol e terc-butanol.
Já o pentanol e o butanol não têm a mesma facilidade de se solubilizarem na água, uma vez que somente o pentanol foi 100% não solúvel, em razão de serem formados por compostos apolares, onde a distribuição da carga elétrica é uniforme, portanto a interação com a água não vista no pentanol e no butanol, mas somente no caso do butanol após ser agitado, se associou parcialmente com a água.
Conclusão
Portanto, observamos que cada tipo de álcool reage de forma diferente quando é adicionada a água com o corante, sendo necessário mais de uma explicação para entender os resultados.
...