Relatório sobre a separação de catiões do grupo III
Tese: Relatório sobre a separação de catiões do grupo III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jocasta • 15/5/2014 • Tese • 2.608 Palavras (11 Páginas) • 571 Visualizações
ebahMaterial de
EstudoComunidade
AcadêmicaPerguntas e
Respostas
LoginCadastro
Relatorio da separação dos Cátions do Grupo III
Relatorio da separação dos Cátions do Grupo III
Rodrigo Henrique Casagrande
Enviado por: Rodrigo Henrique Casagrande | 0 comentários
Arquivado no curso de Química na UFU
Download
denunciarCreative Commons
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Química Analítica Qualitativa
Relatório de Aula Prática de Química Analítica Qualitativa
Título da Aula: Cátions do Grupo III (Fe3+, Al3+, Cr3+, Ni2+, Co2+, Zn2+ e Mn2+)
Procedimento experimental:
Fez-se a reação com NaOH, colocou-se em tubos de ensaio diferentes duas gotas de soluções de 0,2 molL-1 de Co(NO3)2 , Ni(NO3)2, Fe(NO3)3 e Al(NO3)2, em seguida, adicionou-se gota a gota de NaOH 1,0 molL-1 até a formação dos precipitados.Aos tubos de ensaio contendo os precipitados da etapa anterior, continuou-se adicionando NaOH gota a gota.
Foi feita também a reação com NH4OH, colocou-se em tubos de ensaio diferentes duas gotas de soluções de 0,2 molL-1 de Co(NO3)2 , Ni(NO3)2, Fe(NO3)3 e Al(NO3)2, em seguida, adicionou-se 5 gotas de NH4OH 1,0 molL-1. Aos tubos de ensaio contendo os precipitados da etapa anterior, continuou-se adicionando NH4OH gota a gota.
Fez-se a reação com NH4OH em presença de NH4Cl, colocou-se em tubos de ensaio diferentes 2 gotas de solução 0,2 molL-1 de Co(NO3)2, Ni(NO3)2, Fe(NO3)2, Al(NO3)2, em seguida, adicionou-se 5 gotas de NH4Cl 4,0 mol L-1 e adicionou-se gota a gota NH4OH 6,0 mol L-1 até o meio se tornar alcalino.
Para a identificação dos íons Fe2+ e Fe3+ colocou-se em um tubo de ensaio 2 gotas de Fe(NO3)3 0,2 mol L-1, 6 gotas de HCl 6,0 mol L-1 e 5 gotas de solução de NH4SCN 1,0 molL-1.O Fe2+ pode ser rapidamente oxidado a Fe3+ adicionando algumas gotas de uma solução de H2O2 3,0 % em meio ácido.
Para a identificação do íon Al3+, colocou-se em um tubo de ensaio 2 gotas de uma solução 0,2 molL-1 de Al(NO3)2, em seguida, adicionou-se 5 gotas de NaOH 4,0 mol L-1. Adicionou-se um excesso de NaOH (5 gotas a mais), foi observado o que acontece com o precipitado formado. Em seguida, adicionou-se lentamente gota a gota de uma solução de HCl 1,0 mol L-1.
Para a identificação do íon Co2+, colocou-se um tubo de ensaio 2 gotas de uma solução 0,2 mol L-1 de Co(NO3)2, 3 gotas de ácido acético 2 mol L-1, 8 gotas de NH4SCN e 10 gotas de acetona.Foi observada a coloração desenvolvida na solução.OBS: Para eliminar a interferência de íons Fe3+ é necessário adicionar fluoreto à amostra, pois ocorre a formação de um complexo incolor e estável de FeF63+, que não interfere no teste para o cobalto(II).Fez-se também o teste por via seca, a formação da pérola de Bórax.Colocou-se em um tubo de ensaio 2 gotas de uma solução 0,2 molL-1 de Co(NO3)2,em seguida,adicionou-se 5 gotas de NaOH 4,0 molL-1.Centrifugou-se a solução com precipitado e foi descartado sobrenadante. Aqueceu-se a ponta de um fio de níquel-cromo ao rubro (o mesmo empregado nos testes de chama) e tocou em uma pequena quantidade de bórax (tetraborato de sódio, Na2B4O7.10H2O) sólido contido em um vidro de relógio.Aqueceu-se o fio que ficaram com os cristais aderidos, mantendo-os na chama do bico de Bunsen até que a pequena massa cessasse a formação de espuma. Retirou-se da chama e deixou-se o fio, contendo a pérola na ponta, esfriar.Em seguida, colocou-se a ponta do fio de níquel-cromo contendo a pérola diretamente no precipitado de Co(OH)2 e aqueceu-se a ponta do fio novamente à chama. Deixou-se fundir e depois se retirou da chama até esfriar.OBS: Quantidades grandes de níquel dão uma coloração marrom à pérola interferindo no teste para o Co2+.
Para a identificação do íon Ni2+, colocou-se em um tubo de ensaio 2 gotas de uma solução 0,2 mol L-1 de Ni(NO3)2, 5 gotas de água destilada,3 gotas de solução de dimetilglioxima 0,1 mol L-1 e NH4OH 6,0 mol L-1 gota a gota até o meio ficar alcalino.OBS: Deve-se evitar a adição em excesso de NH4OH devido à formação de um complexo solúvel de Ni(NH3)62+. Interferentes: o Fe2+ forma um complexo solúvel vermelho semelhante ao complexo de Ni2+ com a dimetilglioxima; o Fe3+ não reage com a dimetilglioxima, porém a presença de NH4OH no meio resulta na formação de Fe(OH)3; o Co2+ forma um complexo solúvel de cor castanho-amarelada com a dimetilglioxima.fez-se também teste por via seca (Formação da pérola de Bórax), colocou-se em um tubo de ensaio 2 gotas de uma solução 0,2 mol L-1 de Ni(NO3)2, em seguida, adicionar 5 gotas de NaOH 4,0 mol L-1.Centrifugar a solução com precipitado e descartar o sobrenadante. Aqueceu-se a ponta de um fio de níquel-cromo ao rubro (o mesmo empregado nos testes de chama) e tocou-se em uma pequena quantidade de bórax (tetraborato de sódio, Na2B4O7.10H2O) sólido contido em um vidro de relógio.Aqueceu-se o fio que ficaram com os cristais aderidos, mantendo-os na chama do bico de Bunsen até a pequena massa cessar a formação de espuma. Retirou-se da chama e deixou o fio, contendo a pérola na ponta, esfriar. Em seguida, colocou-se a ponta do fio de níquel-cromo contendo a pérola diretamente no precipitado de Ni(OH)2 e aqueceu-se a ponta do fio novamente à chama. Deixou-se fundir e depois retirou-se da chama e esperou-se até esfriar.
Resultados e discussão:
Ao reagir Co(NO3)2 com NaOH, observou-se a formação de um sal básico azul.
Co2+ + OH- + NO3- CO(OH)2
Com o excesso do reagente o precipitado de hidróxido de cobalto (II) passou a ser rósea.
CO(OH)2+ OH- NO3- + CO(OH)2
Porém, parte do precipitado passa a se misturar na solução, reagindo com o ar. Este em contato com o ar oxidou-se lentamente formando o hidróxido
...