Repelente à base de babosa, erva cidreira e hortelã
Por: blind13 • 28/2/2022 • Projeto de pesquisa • 3.779 Palavras (16 Páginas) • 96 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
ESCOLA TÉNICA SENAI PAULISTA
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INDUSTRIAL
Alberto Friedrich Blind Rebeka Silva Castelo Branco Rego Barros
REPELENTE À BASE DE BABOSA, ERVA CIDREIRA E HORTELÃ
Recife
2021
Alberto Friedrich Blind Rebeka Silvia Castelo Branco Rego Barros
REPELENTE À BASE DE BABOSA, ERVA CIDREIRA E HORTELÃ
Projeto apresentado pelos alunos da turma TQN 01/16 à Escola Técnica Senai Paulista, como requisito para obtenção do Certificado de Conclusão do Curso Técnico em Química.
Orientador: Prof. Alisson Cavalcanti
Recife
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
2.1OBJETIVO GERAL 4
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 METODOLOGIA 9
5 RECURSOS 11
6 CRONOGRAMA 13
7 CONCLUSÃO 14
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
9 REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO[pic 1]
No verão um problema que preocupa muito as pessoas é a grande quantidade de mosquitos e pernilongos. As picadas desses insetos podem causar inchaço e vermelhidão, dessa forma o uso de repelentes contribui para evitar esse tipo de incomodo.
Os repelentes foram definidos como uma classe de substâncias que fazem com que o inseto, após ter identificado o seu hospedeiro, altere seu curso de voo de tal forma a passar longe de seu objetivo inicial. São geralmente substâncias aplicadas sobre a pele que desencorajam por sua composição a aproximação de insetos (https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/i/IR3535.pdf, 2019).
O uso do repelente é muito comum durante o verão, pois nesse período, mosquitos, pernilongos e insetos em geral aproveitam da temperatura adequada para se proliferar. Com isso, aumenta-se o risco de doenças infecciosas, como a dengue.
2 OBJETIVOS[pic 2]
2.1OBJETIVO GERAL
Elaborar a formulação de um repelente funcional, parcialmente natural, que seja capaz de combater e proteger a pele de insetos.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Desenvolver um repelente cujas propriedades naturais tenham um efeito significativo no combate aos insetos e ser menos agressivo a pele, evitando ressecamento;
b) Garantir as características ideais de um repelente: repelir espécies diferentes simultaneamente, ser eficaz por pelo menos 4 horas, ser atóxico, ser resistente à abrasão e à água, cosmeticamente favorável e economicamente viável;
c) Ter um uso pediátrico favorável, já que crianças brasileiras, por viverem em um país tropical, têm um alto risco de exposição a mosquitos.
3 JUSTIFICATIVA[pic 3]
Projeto realizado e dedicado à disciplina de processos industriais, cujo tema foi escolhido pelo orientador, que teve como desafio criar um repelente inovador de baixo custo.
Inicialmente, foi proposto um produto 100% natural, contendo em sua formulação apenas babosa, hortelã e erva cidreira, mas, como não houve uma consistência adequada, outras substâncias químicas/sintéticas foram adicionadas até a sua finalização.
Diante de pesquisas desenvolveu-se o principal intuito, criar um repelente parcialmente natural, a base de babosa, hortelã e erva cidreira, pois estes componentes contêm aromas capazes de afastar insetos e combatê-los, além do que são menos tóxicos e causam menos alergias, quando comparados aos repelentes químicos comumente encontrados no mercado.
...