Resumo Mecânica Clássica
Por: isabelle.its12 • 8/12/2019 • Resenha • 349 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Isabelle Teixeira dos Santos
DRE - 116185097
MECÂNICA CLÁSSICA
Rio de Janeiro
2019
.
A mecânica clássica é uma das áreas da física clássica que estuda o movimento, as variações de energia e as forças que agem sobre um corpo. Normalmente é dividida em três ramos: estática, cinemática e dinâmica.
A estática é o ramo que analisa sistemas perante a ação de forças que se equilibram. A cinemática é o ramo que analisa os movimentos de corpos, que podem ser partículas ou pontos materiais, sem ponderar suas dimensões e as causas de seus movimentos. A dinâmica é o ramo da mecânica que estuda o movimento de um corpo e as causas desse movimento.
A mecânica clássica está relacionada às três principais formulações da mecânica pré-relativística: a mecânica newtoniana, mecânica lagrangiana e a mecânica hamiltoniana.
Mecânica Newtoniana é o estudo da relação entre força, massa, e movimento. O filósofo Isaac Newton elaborou um conjunto de princípios universais para ajudar a explicar e prever o movimento dos objetos, e o grau em que esses objetos variam de movimento relativo, interagindo com as forças externas. A capacidade da mecânica newtoniana para caracterizar com precisão o fenômeno natural sob observação é oriunda da aplicação das leis distintas do movimento.
A primeira lei do movimento anuncia que um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, e um corpo em repouso tende a permanecer em repouso. Este princípio explica o conceito de inércia, ou seja, a aplicação de força que é necessária para mover um objeto fixo. Da mesma forma, a desaceleração de um corpo, caso contrário, movendo a uma velocidade constante, só pode ocorrer quando uma força externa atue sobre ele. A Segunda Lei do movimento é uma fórmula matemática que descreve a natureza intrínseca da força. Newton postulou que a quantidade de força exercida é diretamente proporcional à massa de um corpo, os tempos de sua aceleração, ou f = ma. A Terceira Lei do Movimento pode ser resumida com a declaração: para cada ação, há uma reação igual e oposta. Em outras palavras, as forças de dois corpos agindo uns sobre os outros são sempre iguais.
...