SÍNTESE DO ALÚMEN DE POTÁSSIO
Por: Mayara8496 • 27/6/2017 • Relatório de pesquisa • 1.454 Palavras (6 Páginas) • 660 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – CAMPUS JI-PARANÁ
Discentes:
Camila Ellen Oliveira
Geraldo Guilherme
Mayara Estefany dos Santos
RELATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA II
SÍNTESE DO ALÚMEN DE POTÁSSIO
Ji-Paraná – RO
2017
INTRODUÇÃO
O alumínio (Al) pode ser considerado o elemento mais importante do grupo 13, pois ficando atrás apenas do ferro (Fe) é um dos metais mais utilizados do mundo. Ele também é o terceiro elemento mais abundante da crosta terreste apresentando uma concentração de 83.000 ppm (8,3% em peso), sendo o oxigênio (45,5%) e o silício (27,2%) o primeiro e segundo mais abundantes, respectivamente (BARROS, 1992).
Segundo Lee (p. 187, 1999) a formação de sais duplos dos íons de alumínio cristalizados a partir de soluções aquosas são os alúmens de alumínio, estes apresentam a fórmula geral [M1(H2O)6][Al(H2O)6](SO4)2, o M1 da fórmula geral representa um cátion monovalente – como Na+, K+ ou NH4+. Estes sais duplos se apresentam como cristais grandes octaedros e são intensamente puros o que favorece algumas de suas aplicações.
O alúmen de potássio (KAl(SO4)2·12H2O), também conhecido como pedra ume ou sulfato duplo de alumínio é um sólido que se apresenta como um cristal ou pó branco, ele é inodoro e considerado estável e não reativo. Ele é um mineral sulfato que ocorre em rochas e áreas de meteorização de forma natural e também pode ser obtido através da reação de sais de alumínio e potássio. (Lima et al. 2009)
O composto alúmen de potássio, pode ser utilizado como coagulante na purificação de água, na indústria de papel, na produção de picles entres outros. Sua síntese pode ser feita utilizando a reciclagem de latas de alumínio, que devem ser retiradas a tinta e depois cortadas em pedaços pequenos. Adicionando este alumínio a uma solução de hidróxido de potássio (KOH) e aguardando sua total digestão. A solução formada deve ser filtrada e após adicionado ácido súlfurico e depois levada ao banho de gelo onde será observada a formação de cristais, estes devem ser filtrados, lavados e depois secar em temperatura ambiente (FARIAS, 2010).
Este relatório tem como objetivo apresentar os procedimentos, resultados obtidos e discutir a atividade prática de síntese do alúmen de potássio realizada na disciplina de química inorgânica III, sob orientação do professor Renato A. Zan.
OBJETIVOS
- Síntese do alúmen de potássio.
MATERIAIS UTILIZADOS E REAGENTES
MATERIAIS:
- Bequer
- Papel Filtro
- Bastão de vidro
- Funil haste longa
- Vidro de Relógio
- Banho de gelo
REAGENTES:
- H2O
- KOH
- Al
- H2SO4
EQUIPAMENTOS:
- Balança analítica
- Capela
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Após pesar previamente em um béquer de 50 ml o KOH (hidróxido potássio), obteve-se a massa de 11,2048 e foi reservado.Em um béquer de 50ml adicionou-se H2O , com o bastão de vidro dissolveu-se o hidróxido de potássio, pesou-se então 5g de alumínio cortado em pedaços. Posteriormente adicionou-se o alumínio a solução mantendo a mistura na capela até concluir a reação.
Após o alumínio se dissolver totalmente, utilizou-se o filtro de haste longa com auxilio do papel filtro e filtrou-se a mistura.
Adicionou-se H2SO4 (ácido sulfúrico) á solução filtrada, este processo foi efetuado em banho de gelo. Filtrou-se então a solução formada e colocou o que restou no papel filtro para secagem.
CARACTERÍSTICAS DOS REAGENTES
- Alumínio Metálico: sólido inflamável, inodoro, metálico, ponto de fusão 660ºC, massa atômica 26,981539 u, dureza 2697Kg/m3 .
- Hidróxido de Potássio: Corrosivo, provoca queimaduras severa a pele e danos aos olhos, aspecto sólido, lentilhas, escamas, branco, pH (SOL. 5%): 14, ponto de fusão: 360ºC, ponto de ebulição: 1320ºC, solubilidade em água completamente solúvel em álcool facilmente solúvel.
- Ácido Sulfúrico: Corrosivo, provoca queimadura severa á pele e danos aos olhos, aspecto líquido límpido, pesado, incolor,Odor forte, pH: (solução com 49g/l de água): 0,3 (a 25 °C), ponto de fusão: ~ - 15ºC, ponto de ebulição inicial: ~ 310ºC, densidade: 1,840, solúvel em água e etanol (libera muito calor)
RESULTADOS E DISCUSSÕES
O Alúmen de potássio é o sulfato duplo de alumínio e potássio comumente encontrado na fórmula KAl(SO4)2·12(H2O), mas também pode ter 24 moléculas de água KAl(SO4)2·24(H2O). O Alúmen de potássio é formado por cristais brancos inodoros não tóxicos e não inflamáveis, sendo possível sua aplicação em campos como medicina, indústria têxtil, papel, couro, pinturas, agentes de curtimento, purificação de água, aditivos para alimentos e outros. A solubilidade do alúmen varia grandemente com o aumento da temperatura. (Fantini, 2008).
...