Senso Comum Pedagógico
Por: Marcus Leonan • 4/4/2017 • Resenha • 502 Palavras (3 Páginas) • 2.011 Visualizações
1. Superação do senso comumpedagógico
Cabe ao professor de ciências naturais, ou de outras ciências ter domínio das teorias cientificas e de suas ligações com as tecnologias. Entretanto vai muito mais além, desse conhecimento prévio.
As atuações de um professor compõemum conjunto de conhecimentos e práticas que não se reduzem aumcompetente domínio dos procedimentos, modelos e teoriascientíficas.
Háumsensocomumpedagógicoqueestáimpregnadonoensino/aprendizagemdessaárea,queestárelacionadocomopressupostodequeaapropriaçãodeconhecimentosocorre pela mera transmissão mecânica deinformações.
Caracterizaaciênciacomoumprodutoacabadoeinquestionável: um trabalho didático-pedagógico que favorece a indesejável ciênciamorta.
O autor sintetiza de forma clara como a ciência em sala de aula não pode ser transmitida como algo já acabado e imutável.
2. Ciênciaparatodos
Odesafiodepôrosabercientíficoaoalcancedeumpúblicoescolaremuma grande escala, não pode ser enfrentado com as mesmas práticas docentes dasdécadasanteriores, e nem pode abranger poucos.
O conhecimento disponível se apoia para a necessidade de mudanças na atuaçãodosprofessoresdessae de outras áreas, enosdiversosníveisdeensinos.Assim,distinguindo-seumensinovoltadopredominantementeparaformarcientistas,hojeéimperativotercomopressupostoa meta de uma ciência paratodos.
3. Ciênciae tecnologia comocultura
Juntocomametadeproporcionaroconhecimentocientificoetecnológicoàmassa da populaçãoescolarizada,deve-seressaltarqueotrabalhodo docentetem que ser redirecionado para sua apropriação crítica pelos alunos, de modoqueefetivamente se incorpore no universo das representações sociais e se constituacomocultura.
Aaçãodocentetemquebuscarconstruiroentendimentodequeoprocessodeproduçãodeconhecimento constitui umaatividadehumanasubmetidaapressõesinternaseexternas,eporissopassíveisdeusoecompreensãoacríticosouingênuos.Éumprocessode produção que precisa ser apropriado eentendido.
4. Incorporar conhecimentos contemporâneos em ciência etecnologia
Já é visível que atualmente a produção de matérias didáticos para sala de aula já contem os conhecimentos mais recentes, descobertas novas, e ate mesmo curiosidades ligando a ciência com o dia-a-dia, infelizmente ainda sendo um conjunto mínimo de livros didáticos e paradidáticos. Mantém-seainda odesafiodeincorporaràpráticadocenteeaosprogramasdeensino, eos conhecimentos de ciência e tecnologia relevantes para a formação cultural e a aprendizagem doaluno.
De forma simples foi expresso como ainda se tem caminho para percorrer ate ter um material didático e paradidático viável para diminuir a distancia entre o conhecimento e a cultura.
5. Superação das insuficiências dos livrosdidáticos
Olivrodidáticocontinuaprevalecendocomoprincipalinstrumentodoprofessor,pois da uma certa direção de como prosseguir tais ensinamentos, sendo ou não intensamente usado pelos alunos. Pesquisa realizada com os livros didáticos desde a década de 70 vem apontando suas limitações e deficiências,
...