Sintetizar o Complexo do Cloreto de Penta Amino Cloroco
Por: Nathália Barbosa • 30/5/2022 • Relatório de pesquisa • 981 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 14
2. OBJETIVOS 14
2.1. OBJETIVO GERAL 14
3. MATERIAIS E MÉTODOS 14
3.1. MATERIAIS 14
3.2. MÉTODOS 15
3.2.1. Segurança no laboratório 16
4. CONCLUSÕES 16
5. REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Três séries de elementos são formados pelo preenchimento dos níveis eletrônicos 3d, 4d e 5d. Em conjunto eles constituem os elementos do bloco d e são comumente chamados de metais de transição, pois estão entre os elementos do bloco s e do bloco p. Suas propriedades intermediárias, constituindo uma transição entre os elementos metálicos altamente reativos do bloco s, que geralmente formam compostos iônicos, e os elementos do bloco p (LEE, 2014).
Entre esses elementos, há o cobalto que é o elemento que mais forma complexos, essa capacidade de formar complexos contrasta muito com o fato de que os elementos do bloco s e p formarem poucos complexos. Os elementos de transição têm elevada tendência de formarem complexos, pois formam íons pequenos de carga elevada, com orbitais vazios de baixa energia capazes de receber pares isolados de elétrons doados por outros grupos ou ligantes (LEE, 2014).
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Sintetizar o complexo do cloreto de pentaaminoclorocobalto III
MATERIAIS E MÉTODOS
MATERIAIS
Béquer
Bastão de vidro
Vidro relógio
Pipeta de Pasteour
Espátula
Proveta
Kitassato
Funil de Buchner
Bomba à vácuo
Papel filtro
Balança
Recipiente para banho de gelo
Banho-Maria
Pisseta com água destilada
Pisseta com água oxigenada 30%
Gelo
CoCl2.6H2O
NH4Cl
NH4OH concentrado
HCl concentrado
Álcool etílico
Eter etílico
MÉTODOS
O teste da produção do cloreto de pentaaminoclorocobalto III foi realizado por meio do laboratório online, disponibilizado no app, já que devido a pandemia do ano de 2019 a universidade está prezando pela segurança e saúde de alunos e professores, permitindo a presença de uma quantidade reduzida de pessoas em espaços fechados para conter a transmissão do vírus. Sendo então que o primeiro procedimento que foi realizado foi abrir o link disponibilizado via: https://www.virtuaslab.net/ualabs/ualab/47/61a1df2948a3c.html
Segurança no laboratório
Coloque os equipamentos de proteção individual localizados no armário de epi’s
- Preparando a capela
Em seguida, prepare a capela abrindo a janela, acendendo a luz interna e ligando o exaustor. Posteriormente, coloque todos os itens necessários ao experimento no interior da capela. Sendo que estes estão dentro do armário inferior.
- Dissolvendo NH4Cl em NH4OH
Dissolva 1,25g de NH4Cl em 7,5 mL de NH4OH concentrado. Para isso coloque a solução de NH4OH concentrado na proveta para medição, e depois no béquer. Em seguida, meça 1,25g de NH4Cl utilizando a balança analítica. Primeiramente, a função TARA deve ser utilizada para desprezar o peso do vidro de relógio.
Após esse processo, coloque o NH4Cl no béquer que contém a solução de
NH4OH.
...