Título: Preparação do Óxido Cuproso (Cu2O)
Por: Marcos Henrique • 21/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 215 Visualizações
Título: Preparação do Óxido Cuproso (Cu2O).
Autores: Adrielly Sabrinny dos Santos Ramos; Marcos Henrique Dias Martins; Milena Maria Tavares Oliveira.
Resumo
O óxido cuproso (Cu2O) é um material de cobre. É insolúvel em água e solventes orgânicos, mas se dissolve em soluções amoniacais concentradas, que facilmente se oxida ao ar ao composto azulado. Além de que, o óxido cuproso é utilizado como fungicida e em preparações de pesticidas. Apresentamos como principal objetivo escrever todas as equações das reações que ocorrem na síntese e determinar o rendimento teórico. Por meio da utilização de banhos gelados, decantações e uso da estufa, atingimos o resultado esperado. Assim, podendo escrever todas as reações ocorridas e obtendo o rendimento de 42,5% de Cu2O.
Palavras chaves:
Óxido de cobre; Preparação do Óxido Cuproso; Decantação do óxido cuproso.
Introdução
O cobre é um dos metais mais significativos industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. Conhecido desde a antiguidade é utilizado atualmente para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze. É possível que o cobre tenha sido o metal mais antigo a ser utilizado, pois se têm encontrado objetos de cobre de 8.700 a.C. Pode ser encontrado em diversos minerais e pode ser encontrado nativo, na forma metálica, em alguns lugares.
Na maior parte de seus compostos apresenta estados de oxidação baixos, sendo o mais comum o +2, ainda que existam alguns com estado de oxidação +1. Exposto ao ar, a coloração vermelho salmão inicial torna-se vermelho violeta devido à formação do óxido cuproso (Cu2O) para enegrecer-se posteriormente devido à formação do óxido cúprico (CuO). O óxido cuproso (Cu2O) é um óxido de cobre. É insolúvel em água e solventes orgânicos, mas se dissolve em soluções amoniacais concentradas formando o complexo [Cu(NH3)2]+, que facilmente se oxida ao ar ao composto azulado [Cu(NH3)4(H2O)2]2+.
O Óxido de cobre (II) ou óxido cúprico (CuO) é o óxido de cobre mais elevado. Como um mineral, ele é conhecido como tenorite.
A decantação é foi utilizada para separar o pó da solução aquosa, e o filtrado foi desprezado através da mesma. O banho de gelo foi utilizado para auxiliar no processo de decantação. A estufa de secagem foi utilizada para retirar o líquido presente no sólido e poder verificar posteriormente o rendimento do produto.
Materiais, métodos e procedimentos experimentais
Solução A:
Em um béquer de 250 mL preparou-se uma solução contendo 1,492g de sulfito de sódio e 1,259g de cloreto de sódio em 20mL de água. Colocou-se esta solução em uma chapa elétrica e deixou entrar em ebulição.
Solução B:
Solução estoque de sulfato de cobre pentahidratado CuSO4.5H2O (0,4mo/L).
Solução C:
Com uma pipeta, adicionou-se 6 mL da Solução B à Solução A fervente. Em seguida a solução C ficou em repouso para resfriar em temperatura ambiente. Resfriada a Solução C, esta foi transferida para um funil de decantação e derramou-se vagarosamente com agitação sobre uma solução fervente feita com 2,5g de bórax em 100mL de água. Deixou-se a solução entrar em ebulição e ferver aproximadamente 15 minutos. Foi deixado o sólido se precipitar e depois lavou-se com água fria e levou-se para um banho de gelo(O banho serviu para acelerar a decantação). Retirou-se toda água e lavou-se com acetona. Em seguida retirou-se o excesso de acetona e o óxido foi secado na estufa e posteriormente pesado na balança analítica, verificada na balança analítica foram pesados 0,074g. Logo, foi produzido 42,5% de Cu2O.
Resultados e discussão
Ao adicionar á solução B à solução A fervente. Observou-se a formação de um fino precipitado esverdeado (devido à solução estar diluída) que se redissolveu-se quase que imediatamente, deixando uma solução final quase que incolor.
Ao transferir a Solução C resfriada para um funil de decantação com bórax em formou-se, imediatamente, um precipitado amarelo claro finamente dividido que escureceu rapidamente, ficando com uma cor amarronzada.
Assim que a solução entrou em ebulição e foi agitada, o precipitado tornou-se cristalino, cor de marrom cerâmica.
...