TRANSFORMARES QUÍMICA E FÍSICAS
Por: Brneda Nascimento • 9/1/2019 • Seminário • 770 Palavras (4 Páginas) • 153 Visualizações
TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS
INTRODUÇÃO
Quando a matéria sobre uma mudança qualquer, dizemos que ela sofreu uma transformação e essa transformação pode ser química ou física. As transformações físicas não alteram a identidade das substâncias, elas não mudam a sua composição e nem formam uma nova substância, em geral, mudam apenas o formato da substância, um exemplo de fenômeno físico é cortar um pedaço de papel ao meio. Nas transformações químicas as substâncias mudam de característica, formam-se novas substâncias a partir dos reagentes (substâncias iniciais que dão origem aos produtos). Eles tendem a dar novo aspecto, novas propriedades, nova coloração e até a mudar o formato da substância. Podemos observar fenômenos físicos no nosso dia a dia quando cozinhamos um ovo, ou acendermos um palito de fosforo, por exemplo. É interessante ressaltar, que também podemos diferenciar facilmente um fenômeno físico de um fenômeno químico observando se a mudança é reversível, os fenômenos físicos só precisam ganhar ou perder energia para ocorrer.
ATIVIDADE 1.
PROCEDIMENTO: Levou-se um fio de alumínio para a chama de uma lamparina, deixou-se aquecer por alguns segundos.
RESULTADO: Quando alumínio sólido (Al) é aquecido na presença de gás oxigênio (O2) forma-se o óxido de alumínio (Al2O3), de acordo com a seguinte reação, é considerado um fenômeno químico já que há a formação de uma nova substância a partir dos reagentes., observe a equação química a seguir:
Al(s) + O2(g) → Al2O3(s)
ATIVIDADE 2.
PROCEDIMENTO: Colocou-se uma fita de magnésio sobre a chama de uma lamparina e aguardou-se aproximadamente 30 segundos.
RESULTADO: O magnésio realiza combustão e libera luz, tornando-se branco em forma de pó. É considerado um fenômeno químico, pois ocorre alteração na composição química da fita de magnésio, que passa a ser oxido de magnésio.
2Mg(s) + O2 → 2MgO
ATIVIDADE 3.
PROCEDIMENTO: Colocou-se iodo em pó em um béquer e tampou-se esse béquer com um vidro de relógio com gelo em cima, colocou-se o béquer sobre uma placa de aquecimento.
RESULTADO: O iodo, como é um material volátil, foi facilmente sublimado (passou do estado sólido para o gasoso) transformando-se em um vapor de cor violeta mas ao tocar a superfície fria do vidro de relógio (ou mesmo do béquer) ele re-sublimou passando novamente para o estado sólido, formando cristais no vidro de relógio e no béquer. Considera-se uma transformação física já que não há alteração química na substância, ela é a mesma do início ao fim do procedimento só que em estados físicos diferentes.
I2(s)↔I2(g)
ATIVIDADE 4.
PROCEDIMENTO: Colocou-se água de cal em um béquer e com o auxílio de um canudo assoprou-se dentro dele.
RESULTADO: Foi observada uma mudança na coloração da solução que inicialmente era incolor, para uma coloração branca e leitosa e com formação de precipitado. Água de cal é a solução de Ca(OH)2 em água. Ao adicionarmos CO2 nesta solução, ocorre a formação do precipitado branco CaCO3 (Carbonato de Cálcio), portanto houve transformação Química. Reação:
Ca(OH)2 + CO2 → CaCO3(ppt) + H2O
...