Titulação de Ácido Acético
Por: Gabriel Roberto • 7/4/2019 • Relatório de pesquisa • 741 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
FACNET – FACULDADE ANHANGUERA DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO[pic 1]
Titulação de ácido acético
Aluno: RA:
Alecsander Alves Surdino 3284345-13860
Gabriel Roberto Lima 3285966-13860
Guilherme Pereira de Abrantes 3286176-13860
Introdução
O processo de titulação é utilizado para determinar a concentração em valores específicos de uma determinada substância, podendo ser ácida ou alcalino básica. Esse experimento tem com objetivo encontrar a quantidade de hidróxido de sódio e a concentração do ácido acético necessários para a reação de neutralização acontecer.
Como a substância analisada é um ácido utilizaremos uma base com a concentração conhecida para determinar a concentração do ácido, caso quiséssemos determinar a concentração de uma base desconhecida utilizaríamos um ácido com concentração conhecida.
Materiais e métodos
Vidrarias e equipamentos do laboratório:
- Bureta fixa ao suporte universal
- Béquer
- Erlenmeyer
- Balança
Compostos químicos:
- Ácido acético (vinagre)
- Hidróxido de sódio (soda cáustica)
- Fenolftaleína (indicador ácido-base)
- Água
Método:
Primeiramente, com o auxílio de um béquer medimos o volume específico do titulado (ácido acético), no caso foram utilizados 0,02L. Em seguida transferimos o titulado para um erlenmeyer que continha 0.001Kg de fenolftaleína e misturamos, obtendo um líquido branco.
Após isso, calculamos a massa necessária de hidróxido de sódio para obter 1mol dessa substância, somando as massas de cada elemento da substância. Com isso obtemos o valor de 0,04Kg. Preparamos uma solução de hidróxido de sódio e água a concentração de 1mol/L, e colocamos dentro da bureta.
Depois da preparação do experimento iniciamos a titulação. Colocamos a boca do erlenmeyer na saída da bureta, abrimos a torneira e deixamos cair um pouco da solução de hidróxido de sódio, depois disso misturamos e repetimos esse processo até o ponto de viragem (momento em que a cor do produto se altera).
Desenvolvimento
Para realizar a titulação utilizamos a seguinte equação de neutralização:
CH3COOH + NaOH → CH3COONa + H2O[pic 2]
Na equação (1) podemos observar, assim como todas as outras equações de neutralização, que ao reagirmos um óxido ácido com uma base, obtemos como resultado um sal e água. Isso foi observado durante o experimento, desde o início encontramos formações de pequenos cristais ao fundo do erlenmeyer.
Para concluir o processo de titulação precisamos encontrar a concentração do ácido acético. Para isso, como já possuímos a equação montada e balanceada, devemos verificar a proporção do ácido para a base. A proporção é determinada pelos coeficientes dos reagentes em (1), no caso do nosso experimento é de 1:1.
Após ter a proporção podemos aplicar os valores na equação abaixo:
A x Ma x Va = B x Mb x Vb[pic 3]
Na equação (2), os valores de A e B correspondem, respectivamente, aos coeficientes do ácido e da base na equação de neutralização. Ma e Va correspondem à concentração e ao volume específico do ácido. Mb e Vb correspondem à concentração e ao volume específico da base.
Ao aplicar os valores na equação encontramos como valor para a concentração do ácido acético 0.675Mol/L, conforme em (3).
1 x Ma Mol/L x 0.020L = 1 x 1Mol/L x 0.0135L[pic 4]
...