Titulação de Ácido com Base
Por: Alisson Caetano • 25/10/2016 • Relatório de pesquisa • 388 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Objetivo:
Determinar a concentração de uma solução de HCl a partir de uma solução conhecida de NaOH.
Introdução:
A titulação é um método volumétrico para se determinar a concentração de alíquotas desconhecidas. Este método se baseia em adicionar aos poucos um reagente de concentração conhecida à uma amostra na presença do indicador.
Em casos de titulação de ácidos utilizando uma base de concentração conhecida, a equação responsável será a seguinte:
Equação 1:
[pic 1]
Numa reação de neutralização, o número de mols H+ é igual ao número de mols de OH-, ou seja, na presença de um minúsculo excesso de base na alíquota, indicará o ponto de viragem do sistema, alterando a cor do sistema com a mudança de pH e indicando o término da titulação. O número de mols de cada espécie pode ser determinada pela equação 2:
Equação 2:
[pic 2]
A titulação é muito útil para determinação de alíquotas desconhecidas, como por exemplo a determinação de ferro em amostras de sangue ou a determinação de nitrogênio amoniacal em amostras de desinfetante.
Para processos de titulação, é importante citar que o titulante deve ser inerte ao ambiente e não volátil. Para o preparo de uma solução titulante, deve-se antes padronizar a mesma, a fim de descobrir sua real concentração e obter resultados mais precisos.
Materiais:
Tubos de ensaio Estante para tubos de ensaio
Pipeta de Pasteur Proveta de 10 mL
Espátulas Bureta de 25 mL com suporte
Frasco Erlenmeyer
Pipeta volumétrica 10 mL e pera Reagentes
• Indicador Fenolftaleína
• Indicador Vermelho de Metila
• Indicador Azul de Bromotimol
• Soluções-tampão pH=3, 7 e 10.
• Solução HCl 1 mol/L (preparada no Experimento 2).
• Solução NaOH 1 mol/L.
Metodologia:
A bureta foi lavada com agua e sabão e foi retirada a gordura que se encontrava no mesmo, em seguida foi feita a ambientação três vezes com a solução de NaOH (aproximadamente 5 mL) o resíduo foi descartado. Posteriormente a solução de NaOH foi utilizada para preencher a bureta até o nível zero, inclusive utilizando uma pipeta. Foi utilizado um pipetador de três vias para pegar 10 mL da solução de HCl a ser padronizado em um Erlenmeyer acrescido de 20 mL de agua e 3 gotas de fenolftaleína. Foi realizado a titulação e anotado o volume gasto de NaOH para atingir o ponto de viragem e após isso os cálculos necessários.
Resultados de Discussão:
NHCl = NNaOH
[pic 3]
[pic 4]
[HCl] = 0,092 mol x L-1
...