TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso e consumo da água pela sociedade

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

No mundo de hoje muitas pessoas estão tão preocupadas com suas seus afazeres que se esquecem de como é importante valorizarmos a água, que por muitas vezes é uma coisa tão simples, mas extremamente importante no nosso dia – a – dia, às vezes as pessoas usam a água sem ter a menor consciência de que um dia a sua existência pode acabar.

Á água não é somente importante para nós que somos seres humanos, mas também para outros tipos de seres como a fauna e a flora. As temperaturas de diversos lugares também dependem desse solvente universal. Qualquer tipo de degradação que ocorre na natureza pode refletir no percurso da água.

Neste sentido o trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da água para o ser humano, o modo como às pessoas podem melhorar o consumo é como elas acabam por desperdiçar esse elemento tão importante que deve ser levado muito a serio. O modo como a água é tratada é alguns problemas que causam a contaminação desse elemento, que muitas vezes não é exclusivamente culpa do ser humano, mas também de determinadas fabricas que produzem diversos produtos.

Uso e preservação da água no mundo

A água nós dias de hoje e usada para varias coisas é menos de 1% da água do planeta é própria para o consumo é com o aumento da população, a demanda aumenta assim com a sua degradação. A maior parte da água do mundo é destinada á irrigação, em seguida vem ás indústrias e por ultimo o abastecimento populacional. Há várias formas de se utilizar a água, como por exemplo, para o consumo humano ou domestico, para o consumo agrícola e industrial é também em atividades recreativas.

Para o consumo humano ou domestico a água é utilizada na alimentação, para higiene pessoal e na limpeza da casa e dos utensílios ou roupas, na lavagem de automóveis e na irrigação de jardim. O consumo médio da água é mais ou menos de 120 litros diários por pessoa. No entanto, isso pode ser diferente de acordo com as instalações da casa. Na atividade agrícola se considera que é utilizado cerca de 70% da água dos rios, lagos e aquíferos no mundo. A atividade industrial também é uma grande consumidora, especialmente nos países ampliados. O cálculo de que as indústrias chegam a utilizar entre a metade e 3/4 de toda a água extraída, em comparação com a média mundial que chega somente a 1/4.

Mas é necessário ter conscientização na hora de usá-la, há vários métodos simples que podemos aplicar ao nosso dia-a-dia que ajuda a não desgastar muito. Como por exemplo:

 Banho rápido: Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

 Escovando os dentes: Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

 Descarga: Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto. Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

 Lavando o carro: Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde.

 Mangueira, vassoura e balde: Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água, você economiza 250 litros de água.

 Jardim: Regando plantas você gasta cerca de 190 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

 Pressão política: Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.

No ano de 1992, a ONU criou o Dia Mundial da Água junto com um documento que apresenta medidas, sugestões e informações para despertar tanto a população quanto os governantes sobre o assunto. Mas a maior preocupação de alguns técnicos é elaborar demais o tratamento da água, ao invés de se aterem mais a preservação dos mananciais, de onde é retirada água pura.

Técnicas sofisticadíssimas serão desenvolvidas para permitir a reutilização da água no abastecimento público, mas a única medida possível para este problema, na situação grave em que o consumo da água se encontra, foi misturar e fornecer à população uma água de boa procedência com outra de procedência pior, cuidadosamente tratada e controlada. Assim, a meta é preservar os Mananciais intactos que ainda restam para que o homem possa dispor de um reservatório de água potável.

Fontes causadoras da poluição da água

A Poluição da água é a introdução de partículas estranhas ao ambiente natural, bem como alterar condições em um determinado curso ou corpo de água, direta ou indiretamente, sendo por isso potencialmente prejudicial à fauna, flora, bem como populações humanas vizinhas a tal local ou que utilizem essa água.

Hoje em dia a poluição da água é questão a ser tratada em um contexto global. Considera-se que esta é a maior causadora de mortes e doenças pelo todo o mundo e que seja responsável pela morte de cerca de 14000 pessoas diariamente.

Há três formas principais de contaminação de um corpo ou curso de água:

• A forma química altera a composição da água e com esta reagem;

• A forma física, ao contrário da química, não reage com a água, porém afeta negativamente a vida daquele ecossistema;

• A forma biológica consiste na introdução de organismos ou micro-organismos estranhos àquele ecossistema, ou então no aumento danoso de determinado organismo ou micro-organismo já existente.

Além das formas, temos duas categorias de como pode se produzir a poluição:

 Poluição localizada, onde a fonte de poluição origina-se de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com