Ética e Responsabilidade Social Corporativa
Por: Felipe Santiago • 1/5/2017 • Resenha • 331 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
Valter Felipe Santiago
MBA – Gestão Financeira e Controladoria 10/04/17
Ética e Responsabilidade Social Corporativa
SENAC. DR. MG. Ética e Responsabilidade Social Corporativa/ Julio Cesar Vasconcelos. Belo Horizonte: Senac/MG/GPD, 2014. P. 8-10.
Clamar por ética é a moda do momento!
Talvez nunca se tenha discutido e tratado tanto acerca do tema quanto nos último triênio, fator maximizado certamente pelo momento político que travessamos neste período.
Mas a discussão política certamente levanta a questão: como reagimos diante de situações eticamente questionáveis?
Diante da proposta apresentada passa-se a discorrer acerca da ética da convicção, ética da responsabilidade, ética moral e ética imoral.
Em relação à ética da convicção, fundamentada no cumprimento do dever , percebe-se que a mesma equipara a ética ao cumprimento de leis e normas, ou seja, fazer algo ou deixar de fazer exclusivamente porque a lei impõe ou porque é “socialmente interessante”. Desta feita não se pode dar grande mérito a quem procede exclusivamente à luz dessa visão de ética, pois o indivíduo que a desrespeita sofre sanção, seja da justiça, seja da sociedade. Pode-se entender ainda como um tipo de ética imoral.
Já a ética da responsabilidade, com fundamento no caráter teleológico, pode-se entender como tipo de ética mais “genuíno”, haja vista que o “fazer ou deixar de fazer” do indivíduo, estará elevado à um nível de mais altruísmo, de entendimento de responsabilidade sobre nossos atos e suas consequências, não focando somente nos benefícios ou prejuízos pessoais das ações. Pode-se ainda entender tais procedimentos como um tipo de ética moral.
Obviamente tentamos viver o mais próximo possível à luz da ética da responsabilidade e da ética moral, mas agindo com absoluta sinceridade, torna-se impossível observar sempre e em todas as situações questionáveis o caminho certo: seja falando ao celular enquanto dirige, “afinal o assunto é urgente”, ou comprando DVD pirata “pois é um roubo o original” ou mesmo fazendo uma fezinha no jogo do bicho, “afinal não estou prejudicando ninguém”, estaremos agindo exatamente dentro dos ditames da ética imoral, afinal, “os fins justificam os meios”
...