Ética na gestão empresarial: Conscientização à ação
Por: KELINHA27 • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.208 Palavras (5 Páginas) • 214 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Anhanguera centro 1 Belo Horizonte
Nome | Kelly Cristine Alves Fernandes |
RA | 3776754778 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Anhanguera centro 1 Belo Horizonte
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho,apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
Atividade de Autodesenvolvimento Passo 3:
Pensando sobre o indivíduo: A partir deste mesmo contexto, o produto final desta atividade será a elaboração de um artigo que discuta os impactos (para a empresa e para o funcionário), que podem surgir quando um profissional trabalha em uma corporação cujas crenças e valores são destoantes dos seus próprios.
Esta atividade pretende obter, como resultado final, sua posição a respeito da seguinte questão: “EXISTE UMA PROFISSÃO CERTA PARA CADA PESSOA...?
Breve contextualização sobre o tema:
Justifique por que a escolha desse conjunto de crenças e valores não é alinhada à corporação em questão.
Estudo de caso sobre Empresa Petrobrás
Desde dos tempos primórdios da existência humana, a ética está presente na sociedade e nos mais distintos grupos sociais. A cultura exerce grandes influências sobre a ética, e a própria sociedade institui leis para que de melhor forma, esta seja interpretada, cumprida e seguida tanto,mediante a cidadania quanto as Empresas e organizações, sendo elas políticas, governamentais ou democráticas.
Os valores e as crenças são os mesmos para todos sem exceção. Ou pelo menos deveriam ser cultivadas assim. Porém, de fato e em práticas, nada parece ser o que deveria.
Segundo a própria Organização Petrobrás informa: “Suas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável na atuação integrada,junto a responsabilidade de obter resultados. Cultivando a prontidão para melhorias e o espírito de empreender, inovar e superar desafios”.
Bom, aparentemente era exatamente assim que os telespectadores imaginavam que acontecia. Mas a atual perspectiva demonstra justamente o contrário.
A insatisfação do consumidor se torna cada vez mais visível, perante uma industrialização visada pelo time do mensalão e um governo que vigora infamemente as inúmeras denúncias que só servem para gerar manchete nos jornais.Pois nada de fato na pratica acontece contra osreais criminosos do nosso país pela tamanha e visível caracterização que e dada aos terríveis “costas quentes” que infelizmente atuam sob este poder.
Transparência e Ética deveriam ser as diretrizes da Petrobrás:
Pois a Petrobrás determina e transmite uma divulgação que relata a Ética como um código de conduta com seus atuais clientes, parceiros e fornecedores. Valores estes, que se tornou um mito, pois de fato o combate como a mesma afirma, contra a corrupção e a sua atuação ilegal perante o meio ambiente, na pratica, nunca ocorreram.
Suas teses que dizem defender as contribuições de supostas campanhas de partidos ou cargos políticos,eletivos sob a orientação dos princípios que conceituam o seu comprometimento para a prevenção deameaças a transparência da organização perante a sociedade e o papel dela mediante a sustentabilidade Social se tornou uma farsa.
E a pergunta que não quer calar e justamente qual deveriaser o significado de uma crença mentirosa e hipócrita.Pois,diante da realidade negativa que em contrapartida está ocorrendo, ná mídia,perante nosso atual governo e as últimas divulgações em pesquisas, nos colocam justamente numa oposição deaflição.Pela falta de comprometimento com o consumidor e o meio ambiente devidoà total perda de credibilidade do nosso patrimônio em relação a uma ferramenta que deveria estar representando a bandeira da organização Petrobras.
Expor possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as
Crenças e valores não alinhados aos da empresa.
Na página social da Petrobrás e claro e nítido os códigos e os Valores Éticos pela plena e serena divulgação dos nossos caros leitores que ficam perplexos as diretrizes que relatam a parabenizarão como mérito e ganho de troféus concedidos a uma clausula que nunca existiu. Pois sua mídia mascara sua real postura perante um mercado que se encontra bombardeado e totalmente manchado pelos atos criminosos que envergonham nosso país.
Não podemos deixar que instintos individualistas tomem as rédeas de nosso caráter, as leis existem e estas devem ser cumpridas, de maneira a transformar a sociedade em uma sociedade “decente” e com valores.
Expor possíveis impactos nos resultados da empresa quando seu
Colaborador não compartilha das mesmas crenças e valores.
Chega a ser deprimente a visão negativa gerada a partir de uma crença ética usada como falsete diante a sociedade que é vista como testemunha porem não possui liberdade de se opor contra os atos de corrupção que exigem em seu atual parlamento.
Porem eles nunca exerceram esta posturapelo o qual também deveria ser no em tanto administrativa que de fato nunca cumpriram perante o cidadão brasileiro.
Muitas vezes somos tentados a decidir entre duas situações, onde geralmente uma nos favorece menos, porém é correto, e outras podem nos beneficiar de alguma forma, seja socialmente, financeiramente, mas não é o concreto a se fazer, e é nesses momentos em que somos tentados a agir de forma antiética como tem acontecido em nosso atual governo e na administração da Petrobrás.
...