1ª e 2ª Etapa Gestão da Qualidade
Por: grazi.25 • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.844 Palavras (8 Páginas) • 1.173 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE
ATPS – 1ª e 2ª ETAPA
PROF.:
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................2
2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................................3
2.1. Histórico e Evolução da Qualidade..................................................................................3
2.2. Desenvolvimento do ciclo PDCA na empresa “Gambiarra Serviços”..........................3
2.3. Definição de Seis Sigma.....................................................................................................4
2.3.1. Perspectiva estratégica dos Seis Sigma.........................................................................5
2.3.2. Explicar o modelo DMAIC............................................................................................7
3. CONCLUSÃO...................................................................................................................8
4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................9
- INTRODUÇÃO
Para que se entenda sobre Qualidade, é necessário entender seu significado, a palavra qualidade, vem do latim 'qualitate', onde seus principais autores sobre o tema como Deming, Crosby, Juran e Feigenbaun a definem como uma série de princípios dos quais seria adequado para a implantação da qualidade nas organizações.
A qualidade é um fator de grande importância nas organizações e que hoje possui uma função fundamental nos planos e resultados das empresas.
A Gestão da Qualidade pode ser definida como uma reunião de recursos realizada pelos seus gestores, com o objetivo de um trabalho mais eficiente, buscando sempre a melhoria contínua de seus resultados para a obtenção da plena satisfação dos clientes, sejam eles internos ou externos, fazendo assim com que se aumentem a produtividade e que se diminuam os custos.
A qualidade surgiu no século passado e passou por vários períodos, com o passar dos anos ela veio se evoluindo e englobando novos processos, suas melhorias foram imprescindíveis para a sobrevivência de muitas empresas no mercado e também o desenvolvimento de novos clientes, ela trouxe mais competitividade entre as empresas, e a garantia de receber produtos e serviços dentro de padrões estabelecidos.
Nesta etapa será desenvolvido o Histórico da Qualidade e sua evolução, o Ciclo PDCA junto a “Empresa Gambiarra Serviços”, o Processo Seis Sigma e o Modelo DMAIC.
- DESENVOLVIMENTO
- Histórico e Evolução da Qualidade
A qualidade é um fator de grande importância nas organizações e que hoje possui uma função fundamental nos planos e resultados das empresas.
Antigamente a qualidade era medida apenas para a avaliação do produto acabado, não importando muito as formas e meios utilizados para chegar naquele resultado final, isso começou a ser observado por volta do ano de 1920 na fábrica da Ford.
Com o aumento da produção em escala, foi necessário desenvolver novas ferramentas de controle estatístico e gráficos onde se identificavam defeitos por amostragem, utilizados pelos departamentos de fabricação e engenharia.
Após a Segunda Guerra Mundial, os E.U.A saem como vencedores, e o Japão arrasado. Nesse período, os americanos tinham o conceito da qualidade e os japoneses aplicaram esses conceitos na reconstrução do país. Com isso o conceito de gestão começou a tomar a forma que conhecemos até os dias de hoje.
A gestão da qualidade é uma ferramenta de extrema importância dentro das empresas, pois através dela o gestor é capaz de analisar a satisfação do consumidor, e com isso melhorar o produto/serviço que é fornecido, com o cliente satisfeito maior vai ser a produtividade levando assim a redução dos custos, o papel do gestor é fornecer recursos para que as sugestões de melhorias constatadas sejam colocadas em prática, dando assistência para que todos os desacordos constatados sejam realizados com eficiência e levando assim a solução dos problemas.
- Desenvolvimento do ciclo PDCA na empresa “Gambiarra Serviços”
De acordo com a situação descrita é possível observar que um dos principais motivos da baixa qualidade dos produtos se deve a baixa qualidade dos serviços de seus colaboradores (mão-de-obra), fato esse, que gera problemas nas peças produzidas e consequentemente, uma insatisfação dos clientes.
Uma das primeiras atitudes a serem tomadas, seria a criação de manual de procedimento padrão, com instruções a cerca do processo produtivo passo a passo. Dessa forma, o supervisor consegue em um primeiro momento, saber qual a melhor maneira de se realizar uma tarefa e pode medir se os seus funcionários estão trabalhando de maneira correta. Apesar de parecer simples, essa tarefa exige grande empenho dos líderes e colaboradores da empresa.
Para que essas novas práticas sejam colocadas em prática com excelência, será necessário investir em treinamentos técnicos em paralelo com palestras motivacionais. Isso é necessário para que os colaboradores possam enxergar a necessidade, e a maneira de se realizar as mudanças dentro do processo produtivo. Como toda mudança, pode gerar um certo desconforto e muitas vezes não é “vista com bons olhos”, as palestras motivacionais ajudariam nessa parte emocional dos empregados.
O estabelecimento de metas mensais ou até mesmo semanais de produção é uma boa forma de se medir o desempenho produtivo dos empregados, bem como estabelecer um número máximo de peças com defeitos ou “não-conformes”. Com a definição de um “Set Point”, é possível avaliar e controlar a área produtiva.
...