A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR NA ONDA DA INDÚSTRIA
Por: Cristiane Sonia Arroyo • 28/3/2019 • Abstract • 431 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
A Empresa Familiar na onda da indústria 4.0
Em 2011, o conceito de indústria 4.0 foi criado pelos alemães. As inovações tecnológicas em automação, controle e tecnologia da informação (TI) serviram para aprimorar os processos operacionais por adicionar a inteligência às fábricas (INDÚSTRIA 4.0, 2018).
A atual onda da indústria 4.0 proporciona mecanismos de atingir uma vantagem competitiva para a empresa familiar, pois contribui para que a estratégia familiar adotada consiga atingir os objetivos de desempenho da organização quanto às vantagens competitivas de qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo por adicionar inteligência e independência para o operacional ou cada parte da linha de produção (INDÚSTRIA 4.0, 2018; SLACK et al., 1996).
As inúmeras dificuldades no que diz respeito à assimetria de informações e conflitos de interesses tornam as organizações familiares frágeis. A ocupação de cargos gerenciais por indivíduos da família, em que, muitas vezes, não possuem as competências para ocupá-los, resulta em decisões inapropriadas, que prejudicam o desempenho da organização. Além disso, as divergências entre parentes aumentam o nível de pressão no que diz respeito ao clima organizacional e interferem nas relações com os empregados (CEPECAF, 2018).
A Indústria 4.0 agrega avanços tecnológicos na empresa familiar por meio das ferramentas: robôs automatizados, manufatura aditiva (emprego da impressora 3D sem molde físico dos produtos), uso da simulação, integração horizontal e vertical de sistemas Internet das coisas, Big Data e Analytics, Uso da Nuvem, Segurança Cibernética, Realidade aumentada por meio de sistemas baseados em dispositivos móveis (INDÚSTRIA 4.0, 2018).
A operacionalização das ferramentas da indústria 4.0 disponibiliza um auxílio para a empresa familiar quanto ao compartilhamento de ideias, comunicação, trabalho, democracia nas tomadas de decisões, portanto, gera responsabilidade de todos os colaboradores e impacta no desempenho das estratégias adotadas pela empresa familiar. Logo, adoção da Indústria 4.0 para a empresa familiar 4.0 viabiliza uma transparência nas informações por criar o acesso compartilhado das informações tanto para o operacional quanto para uma tomada de decisões (INDÚSTRIA 4.0; CEPECAF, 2018).
Profa Cristiane Sonia Arroyo
IFSULDEMINAS campus Poços de Caldas
Federal Institute of Education, Science and Technology of South of Minas Gerais – IFSULDEMINAS
Doutora em Administração - FEA - USP
Mestre em Ciências da Computação e Matemática do ICMSC - USP
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5328431593974436
Grupo de Pesquisa Programa de Apoio a Produção e Operações PAPO/FEARP-USP http://papo.fearp.usp.br/index.html
e-mail: cristiane.arroyo@ifsuldeminas.edu.br ou csarroyo@terra.com.br
REFERÊNCIAS
CEPECAF. GALLI, Lesley Carina do Lago Attadia. GESTÃO DA EMPRESA FAMILIAR: DESAFIOS PARA A COMPETITIVIDADE. 2018. Disponível em:
...