A ANÁLISE DO FILME “60 SEGUNDOS” DE DOMINIC SENA
Por: celivasconcelos • 23/5/2019 • Trabalho acadêmico • 3.144 Palavras (13 Páginas) • 404 Visualizações
FAEC “OSWALDO CRUZ”
TURMA MAQ
1º semestre 2019
ANÁLISE DO FILME “60 SEGUNDOS” DE DOMINIC SENA
Celi Vasconcelos 3318016
Jaqueline Batista Coelho 3118044
Andressa Felinto Marins 3118045
Rosângela Josefa da Silva 3118024
Leonardo Rodrigo Gomes 3118037
Brendon Henrique Fernandes 3218038
Diego Felipe Bettanin 3319028
Trabalho apresentado na disciplina de Administração Empresarial como requisito parcial para aprovação.
São Paulo
2019
1. Introdução
O filme “60 Segundos” possui conexões com os modelos de produção de Taylor e Ford, há também estruturas de administração neoclássica e relacionamento com a teoria das relações humanas. Apesar de ser baseado em atos ilícitos (o filme trata da execução de um enorme roubo de veículos de luxo), deixamos de lado a observação de tais infrações e delitos, os atos contra a lei, e interpretamos as ações executadas e o planejamento exercido para realização do serviço contratado (no caso, o furto) explorando as ligações com teorias administrativas que se aplicadas de maneira correta, podem definir e garantir o êxito e sucesso de quaisquer que sejam as atividades escolhidas.
Fizemos analogias com os princípios da ORT (Organização Racional do Trabalho) e as demais citadas acima, afim de comprovar a aplicação existente de tais no roteiro, e mostrar a capacidade e otimização de resultados devido a estas aplicações.
Esse filme retrata a vida de um ex ladrão de carros de luxo, que é obrigado a retornar para esta vida de crimes com o objetivo de salvar o irmão. Caçula este, que se envolveu em uma grande “encrenca” por não cumprir com a responsabilidade ao assumir a execução do serviço contratado (o roubo de cinquenta veículos); com a vida do irmão em risco o protagonista se vê novamente, reunindo uma equipe especializada para auxilia-lo na execução desta tarefa afim de salvar o irmão e “de quebra” faturar os duzentos mil reais oferecidos pelo contratante.
O Taylorismo e o Fordismo são modelos de produção baseados na divisão do trabalho onde cada integrante é responsável por uma etapa do processo produtivo, observamos também a definição de líderes e supervisores, planejamentos e estratégias, atividades delegadas de acordo com a especialização de cada colaborador, integração e aceitação de grupos sociais, dentre outros critérios que serão melhor abordados ao longo deste trabalho.
2. Resumo do Filme
O filme “60 segundos ‘’ conta a história de um célebre ladrão de carros, Randall Memphis Raines (interpretado por Nicolas Cage). Ele consegue roubar um carro em 60 segundos, nenhuma fechadura ou alarme é capaz de detê-lo. Durante anos, Randall burlou a polícia local, colocando em prática todo tipo de golpe. Mas quando ele viu que só haviam duas saídas, ser preso ou morto, decidiu largar a vida de crimes e partir para a construção de uma vida absolutamente diferente. Havia prometido a si mesmo nunca mais retornar a vida de crimes, porém um infortúnio o fará embarcar novamente nesta jornada perigosa, mas desta vez ainda mais motivado, pois a vida de seu irmão é a recompensa.
Kip (o irmão caçula de Randall) aceitou um “serviço” de Raymond Calitri, criminoso que comanda diversas operações ilícitas na cidade, porém não obteve sucesso na execução do serviço e por este motivo está com a “cabeça a prêmio”.
O serviço designado consistia no roubo de cinquenta carros de luxo, alguns veículos já haviam sido roubados e estavam estocados aguardando o término da operação para serem entregues, mas com o prazo esgotando e muitos veículos ainda em falta para completar a lista, o caçula de Randall comete um erro colocando o de volta a estaca zero desta missão. Seguindo para um determinado roubo de um automóvel que estava em uma concessionária, sem nenhum tipo de estratégia ou planejamento, o mesmo invade o prédio desta, destrói portas e janelas de vidro, sai pelas ruas normalmente com o carro furtado e, como se já não bastasse o excesso de atenção a qual já estava envolvido, provoca um “racha” entre um desconhecido que encontra na avenida ocasionando uma perseguição policial, a polícia o segue até o galpão onde guardavam os veículos roubados, e com a descoberta do estoque Kip e sua equipe são obrigados a fugir e abandonar os veículos, no qual são apreendidos pela polícia.
O contratante avisa a equipe de Kip, que ele será morto por não cumprir com o compromisso assumido, e neste momento que um dos integrantes desta equipe, ex parceiro de crimes de Randall, entra em contato com o ex ladrão, avisando-o da ameaça de morte a qual o irmão se envolveu, fazendo com que o mesmo assuma o compromisso de entregar a lista de carros roubados.
O prazo agora é de quatro dias para a entrega, cada carro possui uma localização e um padrão especifico de chaves ou automações para seu funcionamento, para realizar com êxito esta tarefa, sua antiga equipe é contatada para ajuda-lo, e no planejamento e reconhecimento decidem juntos que a melhor opção é realizar o roubo de todos os veículos em uma mesma noite, para diminuir as chances de as autoridades conseguirem investiga-los e ou captura-los antes de concluírem o serviço.
Montam a “sede” de planejamento na oficina mecânica de Otto Halliwel (interpretado por Robert Duvall), apreciador de veículos que ensinou a Randall tudo sobre carros, motores e maneiras de burlar os sistemas criados pelas montadoras. Juntos elaboram um plano consistente utilizando-se inclusive de codinomes (cada veículo da lista recebe um nome feminino) para que a lista de automóveis, se capturada pela polícia, não possa ser identificada.
Dentre a lista de veículos encomendados, três deles são da marca Mercedes, que precisam de chaves cortadas a laser para funcionar, um dos integrantes da equipe de Kip, assume a responsabilidade pela aquisição destas chaves, porém não imaginava que seu contato o trairia entregando para polícia informações que os deixariam sob suspeita, sendo monitorados.
Chega a noite do roubo, e apesar de alguns infortúnios, os carros vão sendo furtados e entregues pela equipe sucessivamente. Faltando apenas um veículo para conclusão, o investigador responsável pela investigação e monitoria dos ladrões, que já conhece o histórico de Menphis por tê-lo perseguido em sua atuação anterior, consegue identificar qual o último veículo da lista que será roubado, dirigindo-se ao local onde o automóvel está, encontra Randall já dirigindo o carro e a partir daí começa a perseguição final, onde o protagonista faz de tudo para despistar a polícia, a fim de chegar com o último ao local de entrega dentro do prazo estipulado pelo contratante.
...