A ANÁLISE DOS INDICADORES CONTÁVEIS E SUA APLICAÇÃO NO MERCADO DE AÇÕES
Por: Rodrigo Ribeiro • 1/9/2021 • Trabalho acadêmico • 658 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – CONTABILIDADE APLICADA
ANÁLISE DOS INDICADORES CONTÁVEIS E SUA APLICAÇÃO NO MERCADO DE AÇÕES
Rodrigo Oliveira Ribeiro
01423424
Administração
De acordo com a matéria realizada pela jornalista Jaíne Jehniffer e publicado no site https://investidorsardinha.r7.com, o mercado de ações, como o nome sugere, é um local onde são negociadas as ações classificadas como uma pequena parte de uma empresa. Essas parcelas podem ser compradas e vendidas em bolsa. No mercado de ações brasileiro a única bolsa de valores existente é a B3, resultado da coalizão entre as antigas Bovespa, BM&F e Cetip, tornando-se a instituição de intermediação de maior predominância no mercado de capitais.
Em um artigo desenvolvido por SIGNORELLI; CAMILO-DA-SILVA; SILVEIRA BARBEDO, DA (2021), eles investigaram sobre o efeito manada no mercado de ações brasileiro, caracterizando-o como um viés muito comum em tempos de desaceleração, evidenciando dentre outros fenômenos, um alto volume de negócios (CHANG; CHENG; KHORANA, 2000), e como consequência tem atraído milhares de investidores devido ao seu elevado percentual de lucro, entretanto, é preciso ter cautela, pois estes tipos de investimento demandam muito conhecimento e experiência de mercado financeiro, pois as taxas de riscos/prejuízos também são grande.
Desta maneira, é de fundamental importância o domínio de conhecimentos a respeito dos indicadores contábeis que são usados pelos investidores em ações nas bolsas de valores. A literatura contábil elenca diversos indicadores, contudo, será neste momento será abordada a Relação Preço/Lucro (P/L), visto que, segundo artigo publicado pelo educador financeiro André Bona no site https://andrebona.com.br/, o Índice Preço sobre Lucro é um dos indicadores mais usados no mercado de ações, pois através dele é possível identificar se uma ação está cara ou barata, apontando assim um potencial de valorização nas ações da empresa (LIMA, 2021). Além disso, esse índice é bastante utilizado e de fácil utilização, para identifica-lo basta dividir o preço atual da ação pelo lucro por ação, assim, quanto menor for o valor do P/L, melhor (DEBASTIANI; RUSSO, 2008; LIMA, 2021).
No Brasil há inúmeras à espera da abertura de capital com foco no mercado de ações. Segundo dados disponíveis na fan page https://www.euqueroinvestir.com/, o mercado de capitais brasileiro vem crescendo bastante desde o ano passado e segue apresentando um ótimo desempenho em 2021.
Assim, para além da abordagem relacional entre preço e lucro mencionada anteriormente, há no universo contábil, conforme apresentado pelos autores ALMEIDA e ROCHA (2019), uma série de indicadores fundamentalistas utilizados para orientar investidores em ações, a saber: a Preço/Valor Patrimonial (P/VPA), a Taxa de distribuição de lucros (PayOut), o Dividend Yield (taxa de distribuição de dividendos), a Liquidez Corrente, a Liquidez Seca, a Rentabilidade do Capital Próprio (ROE), o Endividamento Geral, o Giro do Ativo Total, o Retorno do Ativo Total (ROA), o Relação Preço Venda (PSR).
...