A ANTROPOLOGIA E A TECNOLOGIA NA GESTÃO DE EMPRESAS
Por: Jooao134 • 20/4/2018 • Trabalho acadêmico • 504 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA CIVIL
ADMINISTRAÇÃO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DAVID RAMOS
JOÃO VICTOR
LORENA QUEIROZ
MICHELE CAMISÃO
SCHIRLEY RAMOS
WARLESSON MARTINS
A ANTROPOLOGIA E A TECNOLOGIA NA GESTÃO DE EMPRESAS
SALVADOR
2018
[pic 2]
DAVID RAMOS
JOÃO VICTOR
LORENA QUEIROZ
MICHELE CAMISÃO
SCHIRLEY RAMOS
WARLESSON MARTINS
A A ANTROPOLOGIA E A TECNOLOGIA NA GESTÃO DE EMPRESAS
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil, Administração, Ciências Contábeis da Faculdade São Salvador como requisito para obtenção da nota na disciplina de Antropologia sob orientação do docente Cristiano Almeida.
Salvador
2018
O QUE É ANTROPOLOGIA?
A antropologia é a disciplina que estuda o ser humano de forma ampla, comparativa e crítica, mediante métodos científico e humanístico. Funciona bem para estudar sociedades, desde aldeias a tribos de adolescentes urbanos.
HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA
O pioneiro da antropologia Bronislaw Malinowski define como um sistema econômico e empreendimento não ocidental, mapeando todo o processo, organizações e instituições envolvidas nesse sistema.
Quem iniciou o estudo do consumo foi o cientista social Thorstein Veblen.
O motivo da antropologia ter surgido foi para ser aplicada a administração colonial. Porém, rejeitou empreendimentos exploratórios devido a sua própria reflexão ética.
ANTROPOLOGIA NA GESTÃO DE EMPRESAS
A antropologia aplicada à administração de empresas hoje trabalha em duas frentes, uma interna e outra externa. Internamente compreende as áreas de gestão de recursos humanos e estudo organizacional. Externamente, estuda o marketing e o comportamento consumidor.
RECURSOS HUMANOS E ESTUDO ORGANIZACIONAL
- Dentro desse requisito, o antropólogo empresarial, usa de ferramentas como a análise organizacional.
- Mapeia relação de poder informais e formais, como estudar papéis assumidos dentro dos grupos.
- Canais de comunicação.
- Valores coletivos e individuais dentro de uma organização.
Garantir o espaço de minorias étnicas, de gênero, de habilidades são importantes em um ambiente de trabalho com responsabilidade social corporativa e o mais importante, enriquece a empresa.
O antropólogo pode também gerir as divisões de responsabilidade social e ambiental de uma empresa, consolidar as relações com populações afetadas pelas atividades corporativas, garantir um desenvolvimento sustentável. O conhecimento técnico antropológico facilita à adaptação às normas legais e aos selos de certificação.
O saber antropológico também se aplica de forma externa à empresa, na relação com clientes de outras culturas e no marketing.
Lidar com culturas diversas sem cometer gafes requer muito tato, o que geralmente o antropólogo desenvolve e o capacita para treinar executivos em negociações interculturais.
A TECNOLOGIA NA ANTROPOLOGIA
As tecnologias digitais dão continuidade e potencializam as tradições desenvolvidas ao longo do tempo pela antropologia. Paradoxalmente os computadores parece que nada trazem de novo ainda que os utilizemos para criar, armazenar, distribuir e aceder à cultura.
...