A AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE PREVENCÃO DE FRAUDE NOS BANCOS
Por: bond007 • 29/1/2019 • Monografia • 17.785 Palavras (72 Páginas) • 396 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO METROPOLITANO DE ANGOLA
JAIME LARANJO GADANHA EPALANGA
A AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE PREVENCÃO DE FRAUDE NOS BANCOS
ESTUDO DE CASO: BANCO SOL (2013 - 2015)
LUANDA
2017
JAIME LARANJO GADANHA EPALANGA
A AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO DE FRAUDE NOS BANCOS
ESTUDO DE CASO: BANCO SOL (2013 - 2015)
Trabalho do fim do curso apresentado ao Instituto SuperiorPolitécnico Metropolitano de Angola, como requisito parcial para a conclusão do curso de Licenciatura em Administração de Empresas, sob orientação do Professor MScAfonso Quiambi.
LUANDA
2017
JAIME LARANJO GADANHA EPALANGA
A AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO DE FRAUDE NOS BANCOS
ESTUDO DE CASO: BANCO SOL (2013 - 2015)
Trabalho do fim do curso apresentado ao Instituto Metropolitano de Angola, como requisito parcial para a Conclusão do curso de Licenciatura em Administração de Empresas, sob orientação do Professor MCS. Afonso Quiambi.
Aprovado aos:____/_____/_____
___________________________________________________________________
Coordenação do Curso de Gestão.
Considerações___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Dedico este trabalho a minha querida Esposa pela paciência de cuidar do nosso filho, aos meus pais que me deram as primeiras lições. Foram exemplos vivos de devoção, humildade e equilíbrio no que diz respeito as lições contidas nesta vida.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente a Deus pelo dom da vida e pela força que me concedeu durante a caminha árdua nos estudos e pela execução deste trabalho. Aos meus pais e ao meu filho, e em especial ao meu orientador professor Afonso Quiambi, pela força e coragem que me deu para a conclusão deste trabalho.
“Se você falha em planejar, está planejando falhar.”
Lair Ribeiro
RESUMO
O presente trabalho com o tema a Auditoria Interna como Instrumento de Prevenção de Fraude nos Bancos, tem por objetivo perceber o papel exercido pela auditoria interna para o combate e a prevenção de fraudes no caso o Banco Sol, os principais tipos de fraudes, as acções que o banco Sol deve adoptar para mitigar. Foi utilizado a metodologia qualitativa e quantitativa com suporte de dados estatísticos, mediante um estudo de campo, sendo utilizado na coleta de dados um questionário semiestruturado. No problema de pesquisa procurou-se saber como prevenir as fraudes por intermédio da auditoria interna no Banco Sol Dentre os resultados, verificou-se um contributo limitado da auditoria interna no que se refere a prevenção de fraudes no Banco Sol. Concluiu-se que é fundamental a área de auditoria interna em uma Instituição bancaria, devendo para o efeito, munir-se de equipas técnica de auditores competentes, capaz de demonstrarem com muita objectividade, os riscos de fraudes e preveni-los.
PALAVRAS-CHAVES: Auditoria interna. Banco. Fraudes.
ABSTRACT
The purpose of the present work on Internal Auditing as a Banking Fraud Prevention Instrument is to understand the role played by internal auditing in combating and preventing fraud in the case of Banco Sol, the main types of fraud, actions that the Sun bank must adopt to mitigate. The qualitative and quantitative methodology was used with statistical data support, through a field study, and a semistructured questionnaire was used in the data collection. In the research problem, we sought to know how to prevent fraud through internal auditing at Banco Sol. Among the results, there was a limited contribution from the internal audit regarding the prevention of fraud at Banco Sol. It was concluded that it is the internal audit area in a banking institution is fundamental, and to this end, they must equip themselves with technical teams of competent auditors, able to demonstrate with great objectivity, the risks of fraud and to prevent them.
KEYWORDS:Internal audit. Bank. Frauds.
TABELAS
Tabela 1: Os três pilares do acordo Basileia II.………………………………………………..44
Tabela 2: Género dos auditores do Banco Sol………………………..………………………..61
Tabela 3: Idades dos Auditores do Banco Sol………………………………..………………..62
Tabela 4: Nível de escolaridades dos auditores do Banco Sol…………………………………62
Tabela 5: Responsabilidades de cargos…………………………………………………..……63
Tabela 6: Tempo de existência da área de auditoria…………………………………………...64
Tabela 7: Tempo de trabalho na área de auditoria do Banco Sol………………………………65
Tabela 8: Importância da prevenção da fraude no Banco Sol………………………………….66
Tabela 9: Frequência da auditoria interna no Banco Sol………………………………………67
Tabela 10: Área mais importante do Banco Sol para o processo de auditoria interna…………68
Tabela 11: Fraudes frequentes externas no Banco Sol………………………………………...69
Tabela 12: Tipos de fraudes internas mais frequentes no Banco Sol………………………….70
Tabela 13: Factores justificáveis em relação a fraudes.………………………………………71
Tabela 14: Indicadores em relação a fraude……………..…………………………………….72
...