A Análise dos Índices da Empresa Raízen de Capital de Giro
Por: SaraLorenaBarth • 1/11/2022 • Trabalho acadêmico • 448 Palavras (2 Páginas) • 106 Visualizações
Análise dos índices da empresa Raízen de capital de giro
A empresa Raízen apresentou o capital circulante próprio negativo em 2019 até 2021. Este índice nos mostra o quanto de capital próprio foi investido no giro da empresa, portanto não foi oque acontecendo para a empresa Raízen. O capital de giro próprio será positivo quando a imobilização de patrimônio líquido for maior que 100%. O capital circulante próprio representa o quanto o ativo circulante é maior do que o passivo circulante. A Raízen não apresentou o CCL em nenhum período. Quando a necessidade de capital de giro for negativa representa que o ativo operacional é menor do que o passivo operacional, portanto, não há necessidade de capital de giro. O saldo em tesouraria representa a quantidade que o ativo financeiro é mais que o passivo financeiro, no caso da Raízen, esse saldo foi positivo nos períodos analisados. Concluímos que nos períodos de 2019 a 2021 a empresa Raízen foi considerada excelente pois tem os índices em escala ótima na saúde financeira da empresa.
Análise dos índices de rentabilidade
A empresa Raízen apresentou giro do ativo maior que 1,0 no período, demonstrando que para cada 1,0 de investimento de 2019 a 2021 conseguiu em média 2,0 de retorno com vendas. A margem bruta representa o lucro conseguido quando da receita líquida subtraímos os custos dos produtos, no caso da Raízen ficou em torno de 3% no período. A margem operacional representa a eficiência nas operações, ou seja, depois que a empresa pagou seus custos e despesas operacionais em 2019 restou 3,75% chegando em 2021 em 3,25%. A margem líquida significa a lucratividade da empresa, porem a Raízen em 2019 apresentou 2,08% de lucro em 2020 1,16% e em 2021 1,69% de lucro. A rentabilidade do patrimônio líquido representa o retorno sobre o capital investido. A Raízen apresentou retorno positiva (ganho) no ano de 2019 até 2021.
Análise dos índices de atividade
A Raízen apresentou o PMRE em decrescimento oque é ideal para a empresa. O PMPC teve crescimento no período, isso significa que no decorrer dos anos os fornecedores concederam um prazo maior para pagamentos. O PMRV também teve crescimento nos períodos analisados o que ocasionou a diminuição no ciclo operacional. Com o ciclo operacional diminuindo concluímos que a empresa recebeu a sua venda em quantidade de tempo menor. O ciclo financeiro ficou negativo no período portanto a empresa recebeu suas vendas antes de realizar o pagamento dos fornecedores.
Análise de índices de alavancagem
O G.A.F da Raízen demonstrou que foi positiva a sua captação de recursos de terceiros. Ficando em 2019 até 2021 com os valores maiores que 1,0. Portanto a alavancagem financeira foi positiva e aumentou a lucratividade dos sócios.
...