A Arte da Guerra
Por: fabiopaivabispo • 4/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.220 Palavras (5 Páginas) • 196 Visualizações
A ARTE DA GUERRA.
SUN TZU
[pic 1]
[pic 2]
A Arte da Guerra (chinês: 孫子兵法; pinyin: sūn zĭ bīng fǎ literalmente "Estratégia Militar de Sun Tzu"), é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu. O tratado é composto por treze capítulos, cada qual abordando um aspecto da estratégia de guerra, de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional.
“Analisar, como forças competitivas moldam a estratégia num cenário de planejamento estratégico, apresentado no livro”
O livro A Arte da Guerra de Sun Tzu, escrita há mais de 2000 anos, orienta como agir para ser um general vencedor de todas as batalhas. Seus ensinamentos abordam o conceito de estratégia* e competitividade que até hoje são utilizados pelos mais variados ambientes e muito contribui para o entendimento do que é planejamento estratégico, no contexto organizacional.
Os principais objetivos de uma empresa estão relacionados ao ambiente competitivo, assim como, na identificação de estratégias e ações futuras para a obtenção de vantagem.
Atualmente o mundo dos negócios é comparado a um campo de batalha, onde a competição é literalmente uma guerra.
“O mundo dos negócios é como um campo de batalhas”
*Termo estratégia é derivado do grego stratós, ‘exército’, e do radical do verbo grego ágein ‘conduzir’.
A diferenciação é buscada todo o tempo, pois existem muito mais produtos sendo oferecidos no mercado com características muito similares por um número muito grande de fornecedores. A diferenciação torna-se primordial para o ganho do cliente, que para Sun Tzu é o que vai determinar o “vencedor da guerra”.
No entanto, para obter tal característica fundamental é preciso que os gestores tenham uma estratégia de atuação, um planejamento muito bem estruturado e que deve ser seguido à risca com muita atenção e dedicação permanentes. É a defesa de seu território e a busca de maior participação no mercado. Ou seja, podem-se buscar novos clientes para um mesmo produto ou novos produtos para um mesmo mercado ou novos produtos para novos mercados.
“Aquele que possui minucioso conhecimento de si mesmo e do inimigo está fadado a vencer todas as batalhas” SunTzu
A ferramenta estratégia de marketing, a Análise SWOT que auxilia na determinação de suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, oferece o apoio necessário para a construção do Planejamento Estratégico onde a empresa é capaz de criar próprio conhecimento.
Nos diz o autor, “a arte da guerra é de vital importância para o Estado e temos que observar cinco fatores fundamentais que comparados entre os adversários, determinam o resultado da guerra.”
Tais valores têm de ser observados e aplicados criteriosamente e os adequando às organizações o sucesso será inevitável. Ou seja, a guerra sempre será vencida. Sun Tzu orienta que devemos observar cinco fatores, a saber,
- Doutrina, a Moral;
- Tempo;
- Terreno;
- Mando;
- Disciplina.
A LEI MORAL
Se o Estado está fazendo uma guerra com o objetivo correto, ele terá o apoio do povo;
Significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo. É a capacidade de comprometimento de todos os colaboradores com a empresa, pois seguem um líder capaz de inspirar confiança. Tal influência moral também contamina os fornecedores e parceiros que apóiam a construção da marca, a tradição e moral da empresa.
A DOUTRINA
A organização hierárquica do exército, a disciplina, os custos e as estradas por onde se caminha.
É compreendida como a organização do exército, as graduações e classes entre os oficiais, a regulação das rotas de mantimentos, e a provisão de material militar ao exército. Nos negócios é a forma de organização da empresa para encarar o futuro. A delegação de poderes, com o Sistema de Informação, a cultura e doutrina da empresa, a organização administrativa. Setores agem apoiando-se e colaborando uns com os outros. A interdisciplinaridade entre suprimentos, abastecimentos, marketing, finanças, recursos humanos.
O TEMPO
Significa o Ying e o Yang, a noite e o dia, o frio e o calor, dias ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações. Quais as informações importantes sobre o campo, o clima, sobre a concorrência. O que há de novo? Como fazer diferente?
O TERRENO
Implica as distâncias, e faz referência onde é fácil ou difícil deslocar-se, se é em campo aberto ou lugares estreitos, e isto influencia as possibilidades de sobrevivência. A tropa, os colaboradores precisam de informações sobre o campo de batalha e terreno. Nos negócios, durante o planejamento da exploração de novos mercados a informação é vital, tudo deve ser esclarecido e pesquisado, pois minúcias políticas, econômicas, leis, costumes devem ser levados em consideração para que não se sucumba na primeira batalha.
...