A Assistência de Enfermagem e Multiprofissional
Por: Amandagloomy • 12/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.145 Palavras (5 Páginas) • 180 Visualizações
SUMÁRIO[pic 1]
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVO 5
Parte1 6
1. Relativo a Instituição UBS 6
2. Relativo a unidade 7
3. Relativo ao cliente 7
4. Assistência de Enfermagem e Multiprofissional 7
5. Referente aos Recursos Humanos 7
6. Instrumentos Administrativos e Documentação 8
7. Referente aos Recursos de Materiais 7
8. Referente aos recursos fisicos 8
Parte 2 10
6. REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
PARTE 1:
- Relativo à instituição (UBS)
Este trabalho foi feito na UBS Hélio M Salles situada na rua das Americas n° 12 , Jd. Eucalipto sendo mantida financeiramente pela Prefeitura do Estado de São Paulo, gerenciada pela SPDM, de médio porte onde temos um anexo para realização de diversas atividades com a população existente na região.
Missão: Atuar com excelência na atenção à saúde sem preconceito, distinção ou classificação dos cidadãos.
Visão: Ser reconhecida como organização filantrópica brasileira em saúde de maior abrangência e competência.
Valores: Capacitação;Compromisso social;Confiabilidade; Empreendedorismo; Equidade ;Ética; Humanização; Qualidade ;Sustentabilidade ecológica, econômica e social;Tradição; Transparência
A unidade não tem nenhum programa de qualidade. O enfermeiro da Saúde Coletiva desenvolve sua prática em diversas áreas, como assistência de enfermagem individual, ações educativas, coordenação de cargos técnicos da Vigilância Epidemiológica, além das ações relativas ao gerenciamento da equipe de enfermagem e participação com a equipe de saúde no planejamento, coordenação e avaliação das ações de saúde. Para isso é importante ele conhecer as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e as normas técnicas vigentes, podendo identificar e avaliar os problemas de saúde e elaborar planos de intervenção. Os medicamentos que são estabelecidos em programas de saúde pública podem ser prescritos pelos enfermeiros em suas consultas e atendimentos, assegurando as ações terapêuticas prescritas por outros profissionais. Promove a vigilância à saúde supervisionando a convocação de usuários com agravos, de acordo com a necessidade de saúde identificada (como crianças desnutridas, com baixo desenvolvimento, que faltaram na vacinação, diabético que não retornou para tratamento e outros) e realizando ações educativas. Investimentos em educação e capacitação profissional são importantes para o desenvolvimento do ser humano, visando sempre à qualificação do trabalhador, pois, o conhecimento é o principal produto e instrumento de crescimento profissional neste século.
Organograma: [pic 3][pic 2]
[pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]
[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]
[pic 21]
[pic 22]
2. Relativo a unidade:
A unidade tem como prioridade prestar assistência primaria a saúde voltada para responder de forma regionalizada, continua e sistematizada integrando ações preventivas e curativas bem como a atenção a indivíduos e comunidade a unidade disponibiliza para os pacientes kit diabetes e fralda, e conta com especialidades em ginecologia e clínico geral, que por mês atende 2.815 pacientes.
3. Relativo ao cliente:
A UBS atende 250 pacientes por dia com os principais diagnósticos médicos de hipertensão e diabetes, atendendo diariamente uma média de 250 pacientes de distintas faixas etárias, desde recém-nascidos até idosos.
4. Assistência de Enfermagem e Multiprofissional
O modelo de assistência de Enfermagem e feito por tarefas e não são realizados com qualidade porque os pacientes muitas vezes faz o curativo e os técnicos de enfermagem não faz nenhuma anotação e não consulta o protocolo de curativo eles fazem o que eles acham o que e certo, existe na unidade também SAE de Pré-Natal que e seguida corretamente pela enfermagem da unidade, o enfermeiro e sua equipe da unidade tem como atribuição a realização de melhorias práticas de cuidados no serviço de saúde por meio de planejamentos da ação de cuidado da previsão e provisão de recursos necessários para assistência. Os profissionais que atuam na unidade são Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Médicos, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Gerente e Assistente de RH.
...