A Atividade Metodologia
Por: Ana Vitoria Figueiredo • 20/4/2020 • Resenha • 1.736 Palavras (7 Páginas) • 344 Visualizações
LISTA DE EXERCÍCIOS
1. Conceitue:
a) Fichamento: processo de documentação de anotações de aulas e/ou leitura sem fichas. O fichamento deve conter a síntese das ideias principais e conceitos-chave propostos pelos autores ou pelo professor.
b) Resumo: contém de forma sucinta as suas ideias principais, e os pontos relevantes de um texto.
c) Síntese: “Método que procede do simples para o composto, dos elementos para o todo, das causas para os efeitos, dos princípios para as consequências, generalização, quadro expositivo do conjunto de uma ciência”. Fonte: Martins (2000a).
d) Resenha: é uma descrição detalhada de determinado conteúdo (um livro, um capítulo, um artigo etc.), que aprofunda e amplia substancialmente o trabalho de síntese anterior realizada no resumo.
e) Resenha Crítica: pretende, além de comunicar sinteticamente o conteúdo do texto, apresentar uma reflexão crítica sobre ele, proposta, neste caso, pelo resenhista. O trabalho de reflexão crítica pressupõe, por parte do resenhista, o domínio do assunto apresentado.
2. Quais os principais tipos de unidade de análise e interpretação de textos?
Temos a analise textual, processo de análise e interpretação de um texto, o estudante deverá realizar uma leitura corrida do texto, sem se aprofundar demasiadamente, a fim de obter uma visão panorâmica sobre o assunto abordado; temos também a analise temática na estudante procurará problematizar o tema abordado pelo autor; e a analise interpretativa o estudante deverá refletir sobre o conteúdo analisado, procurando distanciar-se criticamente dos argumentos sustentados pelo autor, construindo uma espécie de diálogo reflexivo com o texto.
3. Em que consiste as abordagens indutiva e a dedutiva?
A abordagem indutiva envolve o teste hipóteses, buscando a confirmação da hipótese já na abordagem dedutiva envolve o desenvolvimento de uma teoria, como resultado da observação de dados empíricos.
4. Caracterize o positivismo e o construtivismo.
Positivismo e uma postura filosófica que enfatiza que o conhecimento deve ser adquirido através de fatos observáveis e mensuráveis, considera a realidade como construção da própria verdade.
Já o construtivismo também denominado construtivismo social, afirma que a realidade é socialmente construída, ou seja, uma construção de modelos explicativos para a realidade.
5. Em que consiste a metodologia?
Consiste na teoria sobre como a pesquisa deve ser realizada, ela procurar estratégias válidas para fazer a pesquisa.
6. Quais condições o método científico deve satisfazer?
Replicabilidade: capacidade do estudo cientifico de ser replicado por um outro autor para dar embasamento a seu trabaho e etc.
Precisão: os conceitos teóricos devem ser definidos com tal precisão que outros cientistas possam ser capazes de medi-los, assim como de testar a sua teoria;
Falseabilidade: toda teoria deve ser passível de refutação. Aquelas que não podem ser testadas ou refutadas não são consideradas cientificamente válidas.
Parcimônia: Uma teoria que vise à explicação de qualquer fenômeno deve sempre procurar privilegiar o menor número de premissas ou uma determinada estrutura lógica simples e econômica.
7. Quanto à finalidade, as pesquisas científicas podem ser agrupadas em quais tipos?
Pesquisas exploratórias, pesquisas descritivas e pesquisas explicativas. Na primeira, proporcionam ao pesquisador uma maior familiaridade com o seu problema de pesquisa. Segundo Cooper e Schindler (2003), as pesquisas exploratórias servem para: aumentar o entendimento do problema; refinar a questão de pesquisa; identificar informações que possam ser reunidas para formular as questões investigativas. Ou seja, para formular e/ou refinar a problemática e a pergunta de partida.
Na segunda, têm como principal objetivo a “[...] descrição das características de determinada população* ou fenômeno” (GIL, 1989, p. 42). Dependendo do paradigma de pesquisa escolhido, o pesquisador poderá descrever o comportamento de determinadas relações ou variáveis entre os fenômenos (paradigmas positivista ou pós-positivista); ou, pelo contrário, simplesmente descrever o entrelaçamento dos fenômenos, suas relações e interações, visando a aprofundar a sua compreensão sobre a realidade estudada (paradigmas construtivistas ou interpretativistas).
Já na terceira, busca-se encontrar explicações para os fenômenos e comportamentos observados. Na pesquisa explicativa visa a encontrar as causas para a ocorrência dos fenômenos, ou seja, as conexões entre as causas e os efeitos observados, com o objetivo de explicar o objeto pesquisado.
8. Como pode ser a pesquisa científica, quanto à (aos):
a) Abordagem: qualitativa ou quantitativa.
b) Natureza: pesquisa básica ou pesquisa aplicada.
c) Objetivos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva ou pesquisa explicativa.
d) Procedimentos: pesquisa experimental, pesquisa bibliográfica, survey, estudo de caso etc.
9. “É um tipo de pesquisa em que se busca encontrar explicações para os fenômenos e comportamentos observados.” Estamos falando da pesquisa:
a) Bibliográfica
b) Bibliométrica
c) Experimental [pic 1]
d) Explicativa [pic 2]
e) Exploratória
10. Julgue os itens a seguir:
I. Nas ciências sociais, a pesquisa qualitativa refere-se à investigação sistemática e empírica dos fenômenos sociais por meio de técnicas estatísticas, matemáticas ou computacionais. F
II. O processo de mensuração é fundamental para a pesquisa qualitativa, pois fornece a conexão necessária entre a observação empírica e a expressão matemática das relações qualitativas. F
III. Na pesquisa qualitativa os fenômenos devem ser compreendidos no contexto em que ocorrem e as suas análises devem privilegiar uma “perspectiva integrada” entre o objeto estudado e o pesquisador. V
IV. A pesquisa quali-quanti procura combinar os procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos para a coleta e a interpretação de dados.
...