A Cópia de Trabalho Tipos de Varejo
Por: Bernardo Costa • 6/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 1.192 Palavras (5 Páginas) • 202 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS
ADMINISTRAÇÃO
Tipos de Varejo
Bernardo Mendonça da Costa
Professor: Cristiane Colpas
LIMEIRA – SP
2020[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 TEORIA
2.1 O que é Varejo? 3
2.2 Os tipos de Varejo (com Loja) 4
2.3 Os tipos de Varejo (sem Loja) 5
3 EXERCÍCIOS 6
4 REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado o que é varejo e os tipos que existem. Além disso, serão feito exercícios para demonstração da teoria do varejo, para o maior entendimento do leitor.
“O varejo é um segmento fascinante. A gama de produtos e setores existentes permite que as empresas desenvolvam uma infinidade de soluções e estratégias para seduzir os consumidores e, mais que isso, fidelizá-los. Senão para sempre, por um bom tempo.” (FAUZE, 2011)
A metodologia utilizada foi pesquisas bibliográficas.
TEORIA
O que é Varejo?
O varejo pode ser definido como a venda de produtos e serviços para os consumidores finais, com a utilização doméstica. Os comerciantes compram os produtos dos fabricantes e de atacadistas com o objetivo de revender para o consumidor final.
O varejo integra funções clássicas de operação comercial: procura e seleção de produtos, aquisição, distribuição, comercialização e entrega. É um tradicional absorvedor de mão-de-obra, historicamente menos qualificada que a empregada no setor industrial, caracterizando-se pela alta rotatividade do emprego
O avanço da tecnologia é um dos fatores que mais contribuíram para a evolução do varejo nos últimos tempos. A grande mudança ocorreu com a popularização da internet e o surgimento de novas tecnologias que possibilitaram a criação de um varejo muito mais dinâmico.
Os tipos de Varejo (com Loja)
1- Lojas de Departamento Completas: São as lojas varejistas onde existem a venda diversas linhas de produtos
Exemplo: Loja CeA
2-Lojas de Descontos: Possui mercadorias padrões vendidas a preços baixos.
Exemplo: Loja 1,99
3- Category Killer: São lojas que chegam em determinado território e “destroem” os outros tipos de lojas, com um trabalho forte de marketing e com a filosofia de preço baixo.
Exemplo: Chegada da Blockbuster no Brasil
4- Hipermercados: São lojas onde vendem produtos de todos os tipos, não só comida como mercados normais, mas como aparelhos de casa ou eletrodomésticos. Normalmente enormes e com várias franquias abertas no mundo.
Exemplo: Carrefour
5- Supermercados: São as lojas onde os clientes fazem compras para reposição em pequenas quantidades e o principal produto de compra são alimentos.
Exemplo: Sempre Vale
6- Lojas de Especialidades: São lojas onde são vendidos produtos específicos da marca, que normalmente fazem sucesso com o público.
Exemplo: Starbucks
7- Cash and Carry: São lojas que vendem produtos em grande quantidades e normalmente não aceitam outra forma de pagamento, se não dinheiro ou cartão de débito.
Exemplo: Assai
8- Lojas de Conveniência : Geralmente é uma loja de atendimento 24 horas, próximas ou dentro de postos de gasolina ou em pontos estratégicos, onde existem um grande fluxo de pessoas.
...