A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
Por: fsalazar • 7/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.501 Palavras (7 Páginas) • 10.400 Visualizações
A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
Giseli de Oliveira Machado
Guilherme Serveira
Gustavo Marian
Rafael Schlemper
Prof. Orientador: André Luiz Rodrigues
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG0729) – Seminário Interdisciplinar.
Dezembro / 2016
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo identificar o papel da Contabilidade dentro das empresas, porque ela se faz necessário neste ambiente corporativo. Com as pesquisas bibliográficas foi possível mensurar a importância da contabilidade para as empresas, ela vem como um apoio muito necessário, pois é através dos relatórios gerenciais que a contabilidade mostra, que a empresa consegue se organizar e saber como está a saúde financeira do seu negócio. A contabilidade tem como principal responsabilidade cuidar de toda parte burocrática para a empresa, assim como folha salarial, admissão e demissão, fluxo de caixa. Algumas empresas terceirização essa função, contratando um escritório contábil, já empresas maiores criam seu próprio setor de contabilidade.
Palavras-chaves: Contabilidade; Planejamento; Estratégia; Economia.
1 – INTRODUÇÃO
Este é um projeto realizado através de pesquisas bibliográficas, que tem como principal objetivo compreender o processo da contabilidade dentro das organizações empresariais.
Podemos dizer que a contabilidade é uma ciência que estuda toda parte financeira de uma empresa, cabe à contabilidade a tarefa de estudar o patrimônio empresarial da organização, ajudando de forma efetiva na busca de melhores resultados ou investimentos dentro da empresa. A contabilidade consegue através de seus relatórios informar a saúde financeira da organização, isso se dá devido ao seu conhecimento aprofundado da organização, no que diz respeito ao patrimônio financeiro. Esses relatórios podem ser feitos através de uma analise de balanço, auditoria ou demonstração contábil.
A maioria das empresas fecham as portas em menos de 2 anos devido a sua má administração financeira, onde suas contas pessoais e jurídicas se misturam, não tendo um controle efetivo, e por isso que a contabilidade se faz tão necessária dentro das organizações, pois é através da contabilidade que se busca toda informação necessária para que a empresa tenha lucro e consiga se manter estruturada e com uma boa saúde financeira.
Hoje no Brasil vivemos uma crise financeira muito grave, que afeta a todos, mas principalmente as empresas que acabam não vendendo seus produtos ou serviços, gerando assim um aumento de desemprego, falta de dinheiro, onde somente as empresas com uma boa vida financeira consegue sobreviver.
Podemos dizer que a contabilidade se faz necessária até mesmo nas casas dos cidadãos comuns, pois precisam organizar suas despesas e proventos. É necessário administrar os ganhos, fazer um balanço para que não falte salario dentro do mês, que o que ganhamos possa suprir as nossas necessidades.
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.2.1 – Contabilidade
“Contabilidade é uma ciência que permite, através das suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa” (Ribeiro, 2005), ou seja, é a ciência que estuda , interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Segundo Ribeiro (2005) os usuários da contabilidade são todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham algum tipo de interesse em relação à avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresas individuais), sócios, acionistas, administradores, governo (fisco), fornecedores, bancos etc.
O objetivo da contabilidade é manter o patrimônio da empresa e propor melhorias no sistema financeiro da organização, isso se dá através de análises, demonstrações, diagnósticas e prognósticas. Com isso a contabilidade consegue prever os gastos e ganhos fazendo um acompanhamento da eficiência dentro do mercado.
A contabilidade pode ser divindade em contabilidade financeira e empresarial. A contabilidade financeira tem como principal objetivo fazer as operações relativas a pagamentos compra e venda, operações bancárias, que a permite fazer um balanço anual para fins fiscais. Já a contabilidade empresarial tem como objetivo fazer os cálculos de custos e lucros, fazendo também balanços que este pode ser mensal. Um profissional nesta área é conhecido no Brasil como contabilista.
2.2.2 – Planejamento
O planejamento possibilita conhecer a realidade e construir caminhos para um futuro empresarial. Uma empresa que planeja seus gastos, ganhos, crescimento tem um grande potencial em se firmar no mercado tão competitivo no qual participamos.
Um bom planejamento diminui os riscos ou um alto custo, porém fazer um planejamento requer muita disciplina, pois este é um processo muito complicado que exige dinamismo e requer muitas tomadas de decisões. O planejamento é muito importante na administração, ela envolve toda uma preparação e organização para um objetivo em comum.
2.2.3 – Estratégia
Segundo Mintzberg, “trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”.
Estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida corporativa e também na vida social. Primeiramente parece tratar-se de um conceito estabilizado, de sentido consensual e único, de tal modo que, na maior parte das vezes, entende-se ser escusada a sua definição.
O sucesso é elemento fundamental da estratégia, a métrica da estratégia, o que define uma boa estratégia de uma má estratégia, enfim o que valida a estratégia em si.
No entanto é necessário ter em atenção que o sucesso torna sempre obsoleto o próprio comportamento que o permitiu alcançar.
Peter Drucker defende que o sucesso cria sempre novas realidades. Cria sempre acima de tudo, os seus próprios e diferentes problemas. Apenas os contos de fadas acabam com “E viveram felizes para
...