A Coca Cola a Marca Mais Tomada
Por: Carlagisele223 • 23/5/2022 • Resenha • 927 Palavras (4 Páginas) • 109 Visualizações
Coca Cola a marca mais tomada
A Coca Cola lidera o ranking das marcas mais escolhidas do mundo, sendo a primeira em dez países.
Chegando no Brasil em 1941 a Coca Cola veio a Segunda Guerra Mundial, com o intuito de divulgar a marca em uma propaganda de marketing que era o fornecimento da bebida para os soldados da batalha por apenas 5 cents e assim eles não passariam mais sede, esse custo era independentemente do valor que eles tinham na fabricação do refrigerante.
Em 1942, no entanto a Coca Cola inaugurou sua primeira fábrica em São Cristóvão, porém o concentrado e o gás ainda vinham dos EUA.
Já me 1945, foi inaugurada a primeira filial em São Paulo, e era estabelecido sistema de franquia no Brasil. O primeiro slogan da marca foi “ Coca-Cola borbulhante, refrescante, 10 tostões” criado por Guilherme Figueiredo, escritor. Em 1950, o slogan mudou para “Isto faz um bem” marcando as propagandas publicitárias por 14 anos.
Em 1962 com o surgimento de fornecedores de matérias primas brasileiros, a Coca Cola começou a fabricar a Fanta Laranja no país.
Já no fim da década de 60 início da de 70 o Brasil já contava com mais de 20 fábricas para abastecer todo o território nacional.
No ano de 1981, aconteceram mudanças significativas nas embalagens de refrigerantes pois, vieram embalagens one way, depois a tampa com rosca que permitia guardar as garrafas deitadas.
No ano de 1983 uma das campanhas de maiores sucessos com o slogan “Coca-Cola é isso aí”. Neste ano a empresa já atuava em projetos culturais, sociais, ambientais e esportivos.
A lata de alumínio 100% reciclável para toda linha de produtos surgiu no ano de 1990. E também pouco tempos depois chegou ao mercado brasileiro a garrafa plástica Superfamília retornável de 1,5L.
No ano de 2001 o relançamento da garrafa contour (aquela com curvas acentuadas) de 237ml.
Em 2003, a Coca-Cola firmou com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) patrocínio para as olímpiadas de ginástica artística, judô e natação, visando à preparação para as olimpíadas de 2004.
A Coca-Cola Brasil adquiriu a empresa Sucos Mais em 2005 e a sua linha de marcas e produtos.
O coletivo Coca-Cola foi criado em 2009 é uma plataforma de Valor compartilhado. Transforma a vida de muitas pessoas das comunidades de baixa renda, em parceria com instituições locais, com treinamentos técnicos, valorização e auto estima e acesso ao mercado.
Em 2010 a Coca-Cola Brasil lançou a PlantBottle, a primeira garrafa PET (politereftalato de etileno) da América do Sul com matéria-prima de origem vegetal.
Nesse ano de 2011, a Coca-Cola Brasil tornou-se pioneira no uso de materiais reciclados em suas embalagens com o lançamento da Bottle-to-Bottle, uma embalagem PET produzida parcialmente com garrafas PET recicladas após o consumo. Lançada também em 2011, a Crystal eco é a água mineral com uma embalagem que utiliza 20% menos PET que as versões anteriores e até 30% de matéria-prima de origem do etanol da cana-de-açúcar – e não do petróleo –, reduzindo em cerca de 25% as emissões de dióxido de carbono (CO2).
Em 2014 a Coca-Cola Brasil inovou com a criação da plataforma de Real Time Marketing para a Copa do Mundo da FIFA™ 2014, e já a transformou em uma estrutura permanente.
No ano de 2016 foi anunciada a estratégia global de marca única, que, pela primeira vez na história da The Coca-Cola Company, reúne as versões da marca Coca-Cola em uma única campanha criativa: “Taste the feeling”, ou “Sinta o sabor” no Brasil. A nova estratégia estende o valor global e o apelo icônico da Coca-Cola original a todas as versões; celebra o prazer de beber uma Coca-Cola - qualquer Coca-Cola -; e reforça o compromisso de oferecer opções ao consumidor, permitindo escolher a Coca-Cola que mais se adapte a seu gosto e seu estilo de vida, em vários tamanhos de embalagens. Em maio, foi lançada no Brasil a Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares. O novo produto é parte do compromisso mundial de oferecer opções para quem quer reduzir o consumo de açúcar, sem precisar abrir mão do prazer de beber uma Coca-Cola. Também dentro do compromisso de oferecer opções, em junho, a The Coca-Cola Company e a Coca-Cola Femsa anunciaram acordo para comprar o negócio de bebidas de soja Ades, com operações na América Latina, inclusive no Brasil.
...