A Comunicação Empresarial
Por: Kamibrittoo • 22/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 49 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Comunicação Empresarial (LET 290)
Profa. Janivam Assunção
BIANCA SANTOS MARTINS
FLAVIA BISPO DE FREITAS FONSECA
KAMILLA CHAGAS BRITO
LETÍCIA ALMEIDA SILVA
QUELUANE DE ALMEIDA NERYS
JOSÉ ROQUE FRANCA DE OLIVEIRA NETO
ESTUDO DIRIGIDO: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: A TEORIA DA COMPLEXIDADE E NOVAS PERSPECTIVAS PARA OS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Feira de Santana-Ba
Março/ 2023
BIANCA SANTOS MARTINS
FLAVIA BISPO DE FREITAS FONSECA
KAMILLA CHAGAS BRITO
LETÍCIA ALMEIDA SILVA
QUELUANE DE ALMEIDA NERYS
JOSÉ ROQUE FRANCA DE OLIVEIRA NETO
ESTUDO DIRIGIDO: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: A TEORIA DA COMPLEXIDADE E NOVAS PERSPECTIVAS PARA OS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Atividade apresentada à profa. Janivam Assunção como requisito parcial para a aprovação da disciplina Comunicação Empresarial (I Unidade), ofertada pelo curso de Administração do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Feira de Santana-Ba
Março/ 2023
Atividade
Texto: A teoria da complexidade e novas perspectivas para os estudos de comunicação organizacional – Sobre comunicação
1. Rudimar Baldissera (2009, p. 154) afirma que “por mais que se empreguem códigos estreitos na construção de mensagens, a interpretação tenderá a ser um exercício de aproximação (negociação e disputa) entre os sentidos que são propostos (postos em circulação) pelos sujeitos em comunicação”. Comente sobre essa afirmação, de acordo com a perspectiva desse autor.
2. Indique algumas concepções e explicações sobre a noção de comunicação organizacional
apresentadas por Baldissera, assim como as críticas que esse autor tece a elas. Indique, também, qual a ideia de comunicação assumida/defendida pelo autor, na perspectiva da complexidade.
3. Caracterize o modelo de gestão apresentado no texto e as consequências da adoção desse
modelo para o processo comunicacional.
4. Independente da vontade de uma organização comunicar, basta que sua alteridade atribua
sentido a algo, para que isso seja entendido como comunicação. Liste alguns exemplos usados
pelo autor, de formas/processos de comunicação organizacional, tanto as oficiais, como as não
oficiais.
5. Na conclusão, Baldissera apresenta sugestões para que uma organização qualifique os
processos comunicacionais. Indique algumas dessas sugestões.
Respostas:
1. Com essa afirmação p autor quer dizer, que apesar de todos os conceitos e expressões indicadas e esperadas, a interpretação dos sujeitos da comunicação sempre será algo individual de cada um, que é percebido de acordo com as vivencias, experiências que cada indivíduo internaliza.
Isso nos faz admitir que a comunicação se caracteriza por ser relação, troca de experiências e adequação ao outro.
2. Para Baldissera, a comunicação organizacional pode ser considerada como um processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais, e dentre as noções importantes para ele, destaca-se as noções de cultura, imaginário e de identidade/processos identificatórios como pontos importantes. Além disso, o estudo das mesmas pode levar a diferentes concepções de como a comunicação atua nas diferentes áreas, pois, quando a comunicação é vista na perspectiva da complexidade, Baldissera acaba assumindo que a comunicação não pode ser explicada de uma única forma, visto que sua complexidade é extensa. Sendo assim, é inegável que a mesma possui ambiguidade, conflitos e contradições como características inerentes da comunicação, vindo principalmente de fatores como a diversidade, criatividade e organização.
3. O objetivo de discutir o Modelo de Gestão, sua interação com a cultura organizacional e conseqüentes implicações para a eficácia da organização. Formado a partir do processo de socialização, ratificação ou mudança de crenças, valores e princípios dos líderes (fundadores, proprietários e/ou principais gestores), o modelo de gestão é considerado como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia. A cultura organizacional, entendida como o conjunto de crenças, valores e princípios partilhados pelas pessoas em uma organização, sofre interação direta do modelo de gestão em razão do poder exercido pelos principais gestores da organização na primeira.
...