A Concorrência Trindade
Por: Carlos De Sá • 19/6/2023 • Trabalho acadêmico • 755 Palavras (4 Páginas) • 91 Visualizações
1. Uma busca pelos padrões instituídos pelo fasb desde sua criação revela que o primeiro foi sobre transações com moeda estrangeira, em dezembro de 1973. Até 2009 foram 4,6 padrões por ano, sendo o último, de número 168, emitido em 2009. Os anos mais produtivos foram entre 1979 e 1982, quando se emitiram 47 padrões. Seria possível tirar algumas conclusões sobre estas informações?
2. Algumas das mudanças que ocorreram na contabilidade dos estados unidos foram originarias de uma crise de confiança. Cite pelo menos dois eventos nos quais isso ocorreu.
3. XBRL (eXtensible Business Reporting Language) é uma linguagem baseada em XML e tem sido usada como padrão de entrega das demonstrações contábeis para a SEC, mas ainda não é regra em muitos outros mercados. Discuta a importância da XBRL para a teoria da contabilidade
4. A Contabilidade adota as normas dos reguladores. Nos estados unidos, essas normas seriam emitidas pelo Fasb. Mas a empresa pode divulgar outras medidas de desempenho. Muitas empresas aproveitam essa possibilidade para divulgarem medidas não GAAP ou medidas que estão fora dos princípios contábeis geralmente aceitos. Diversos estudos mostram que tais medidas apresentam resultados melhores que o apurado segundo a norma do Fasb. Executivos que divulgam essas medidas não GAAP recebem mais do que os valores usando os princípios contábeis. Discuta os incentivos para divulgação de medidas não GAAP.
5. Desde o acordo de Norwalk, Fasb e Iasb trabalharam juntos em alguns projetos contábeis: estrutura conceitual, instrumento financeiros, leasing, reconhecimento da receita e seguros. Entretanto, recentemente os dois reguladores não fizeram mais nenhum trabalho conjunto. No ano de 2018, o Fasb começou a estudar a possibilidade de se ter um capítulo adicional na estrutura sobre notas às demonstrações. Ademais, essa entidade também está trabalhando na definição de materialidade. Como isso pode afetar a convergência contábil internacional?
6. No capítulo anterior, mostramos que a principal fonte de receita do Iasb eram as doações (veja o exercício 8 do capítulo). Em 2018, a principal fonte de receita foram support fees (67%) e publicações (33%). O volume de receitas foi de 55,7 milhões de dólares (versus 31 milhões de libras do Iasb). Discuta a diferença de captação de recursos e, se for o caso, a influência sobre as normas. Use também as informações do Capítulo 2.
7. Ainda sobre a comparação do Fasb com o Iasb, você pode notar que o Fasb possui grupos consultivos para tratar de assuntos específicos como pequena empresa ou terceiro setor. Já a Fundação IFRS funciona com o Board, um conselho consultivo e o comitê de interpretação. Na sua opinião, essa diferença na estrutura altera a forma de atuar do Fasb? Não deixe de levarem consideração a diferença de escopo entre as duas entidades.
8. Desde 1992, o cargo de contador-chefe da SEC tem sido ocupado por pessoas originárias de uma das grandes empresas de auditoria (Big Four) (LEVINSON, 2015). Além disso, muitos presidentes da SEC também são originários das Big Four ou tiveram relação com essas empresas de auditoria. Quais seriam as vantagens e desvantagens de tal escolha?
9. Durante a crise de 2008, o Fasb e o Iasb criaram o Financial Crisis Advisory Group para tentar responder sobre o futuro contábil diante da crise financeira de 2007 a 2010. Esse órgão era composto por líderes em finanças. Em 2009, o grupo publicou um relatório indicando que o Fasb e a SEC tinham sido pressionados para proteger as instituições financeiras. Havia também a pressão do GZ20, grupo de países criado para promover a estabilidade financeira internacional, no sentido de mudar as regras contábeis. Algumas pessoas acreditam que, ao se divulgar resultado ruim durante uma crise financeira global, pode-se exacerbar ainda mais esta crise. Como isso poderia ocorrer? Você concorda?
...