A Cultura e a diversidade cultural
Por: Deise Cardoso • 24/10/2018 • Trabalho acadêmico • 697 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
A cultura e a Diversidade Cultural no Brasil
Falar da diversidade cultural do Brasil é muito importante pois é o que vivemos em nosso dia a dia, todos os momentos do nosso dia nos pequenos detalhes no aprendizado escolar desde o pré-escolar têm referência na diversidade cultural formada em nosso país.
O Brasil é considerado um dos maiores exemplos de população multirracial no mundo, está diversidade vinda desde a fundação do Brasil com a migração de povos compõe hoje a população brasileira.
No vídeo os mais diversos depoimentos falam da experiência da vinda para o Brasil, das oportunidades oferecidas pelo governo da época onde o Brasil dava terra para os povos vindos de outros países, sendo que o Brasil também era carente de mão de obra para a sua formação, por este motivo oportuniza a vida de outros povos. Fala ainda do incentivo dos outros países para que seus povos fossem em busca de novas oportunidades e o Brasil era o país sugerido, isso aconteceu devido à crise após a segunda guerra mundial. O sofrimento até a chegada no Brasil foi um dos pontos fortes apontados no vídeo, onde a esperança era de melhores condições de vida e foi encontrado aqui.
Na cidade de Lages podemos destacar que desde 1766 ou seja desde a sua fundação a miscigenação foi acontecendo. Santa Catarina possui vários povos onde muitos até hoje seguem a cultura de seu país de origem, muitos dos ritos, crenças e a religiosidade são pontos fortes nos povos vindos dos diversos países e que aqui se encontram. E está cultura forte pode ser percebida até hoje.
Existe respeito as diferentes culturas, tornando a sociedade melhor em vários lugares, a herança cultura passada de geração em geração faz com que hoje tenha cidades com a cultura muito forte de um determinado país, podemos observar nas vestimentas, no idioma, na culinário e principalmente na religiosidade, isto é visto em Santa Catarina, e esta herança diversa é considerada uma das grandes riquezas da nossa região e de todo o território brasileiro.
Como citado no site bol matéria sobre a diversidade cultura no Brasil, essa diversidade é favorecida pelo extenso território brasileiro onde há além da diferença climática, econômicas, sociais e culturais, mas este fato s dá desde a colonização europeia, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, árabes, entre outros que contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Esta diversidade cultural foi basicamente dividida nas regiões do Brasil, como exemplo na região nordeste as manifestações culturais da região estão danças e festas, como o bumba meu boi, caboclinhos, carnaval, entre outras, a manifestação religiosa são muito fortes como a festa de Iemajá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura e o artesanato são pontos fortes, assim como os pratos típicos.
Podemos citar também outra cultura típica de região sendo da região Sul onde apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e principalmente os alemães e italianos, com festas típicas em diversas cidades da região sul do país onde uma das maiores é a Oktoberfest, festa tipicamente alemã que acontece em Blumenau. Pontos fortes da cultura na culinária na dança e na religiosidade também são vistos nesta região.
A contribuição Indígena foi muito forte na formação cultural e social brasileira. Do ponto de vista étnico, foi a contribuição para o surgimento de um indivíduo tipicamente brasileiro o caboclo (mestiço de branco e índio), contribuiriam ainda com o vocabulário, com o folclore, a influencia na culinária onde permaneceu mais presente em certas regiões como por exemplo a região norte.na utilização de utensílios de caça e pesca e também na utilização de utensílios domésticos foram deixados como herança, como a rede, a cabaça e a gamela.
...