Teorias da Cultura - Diversidade Étinico-Cultural
Por: Vini JP • 18/5/2016 • Resenha • 259 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO – AP_II
Curso: Pedagogia
Nome da Disciplina: Diversidade Étinico-cultural
Nome do Tutor (a): Juliana Hojas da Silva
Nome do Aluno (a): Lais
Número do RGM: 0000000
Nome da Unidade II: Teorias da Cultura
Através dos estudos, descobertas e evolução da Antropologia tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre nossa história, diferenças, modo de vida e pensamentos o que nos possibilitou de certa forma chegar e entender um pouco mais sobre pensamento e atitudes que hoje se faz presente.
As teorias antropológicas servem à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas, de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras. Muitos escritos contribuíram para a formação de um pensamento racional, aplicado ao estudo da experiência humana que foram estruturado em dois núcleos analíticos: Antropologia Biológica l considerada ciência natural, e a Antropologia Cultural, classificada como ciência social.
Vários estudiosos das ciências humanas trataram da natureza da cultura, porém como objeto de estudo e metodologia, foi a Antropologia Cultural responsável por grande parte da construção teórica em torno de fenômenos e diferenças culturais que se manifestam em distintos povos ou em distintas épocas.
É possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir outro, uma maneira de se situar na fronteira de vários “mundos”, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.
...