A DIVERSIDADE CULTURAL: A LOGÍSTICA NAS REGIÕES DO BRASIL, ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, ECONÔMICOS E DIFICULDADES NO SETOR LOGÍSTICO
Por: lAISINHACHRIS • 4/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.452 Palavras (10 Páginas) • 559 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
PROFª. MARIA CRISTINA MEDEIROS
TÉCNICO LOGÍSTICA
Gabriel Andrade Lessa
Marcos Antônio Martins
Rafael Andrade Benites
Rodrigo Anselmo Ferreira
Victor Meira Matozo
DIVERSIDADE CULTURAL: A LOGÍSTICA NAS REGIÕES DO BRASIL, ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, ECONOMICOS E DIFICULDADES NO SETOR LOGÍSTICO
RIBEIRÃO PIRES-SP
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Gráfico 1 – Divisão Modal para o Ano de 2015 11
Gráfico 2 – Divisão por grupo de mercadoria para 2015 12
Gráfico 3 – Carregamento para cada modo de transporte por grupo de mercadoria para 2015 12
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA 5
2.1 ATUAÇÃO SEGMENTADA 5
2.2 INTEGRAÇÃO RÍGIDA 5
2.3 INTEGRAÇÃO FLEXIVEL 5
2.4 INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA 6
3 A LOGÍSTICA NAS REGIÕES DO BRASIL, ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, ECONOMICOS E DIFICULDADES NO SETOR LOGÍSTICO. 7
3.1 ASPECTOS ORGANIZACIONAIS E ECONOMICOS: ESTUDO DE CASO DA CAPITAL REALTY 7
3.2 DIFICULDADES DO SETOR LOGÍSTICO 9
4 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
- INTRODUÇÃO
A importância da logística no Brasil é um assunto amplamente abordado e discutido entre os diversos meios de comunicação, sejam eles rádios, televisão e internet. Nos mais diversos âmbitos de atuação de uma organização a logística demonstra ser uma das partes fundamentais para o sucesso das operações internas e externas.
Com base neste contexto, este trabalho propõe discorrer sobre: Diversidade Cultural: A logística nas regiões do Brasil, aspectos organizacionais e econômicos, dificuldades no setor logístico.
Como metodologia de estudo, buscam-se artigos científicos, revistas e livros didáticos para discorrer sobre o tema, por fim, um vídeo será incluído como parte do conteúdo para demonstrar a importância do tema proposto.
- EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA
Segundo Novaes, 2007, a evolução da logística se divide em quatro fases, a saber: Atuação Segmentada, Integração Rígida, Integração Flexível e por fim Integração Estratégica.
- ATUAÇÃO SEGMENTADA
Após a Segunda Guerra Mundial, a indústria procurou preencher importantes lacunas de demanda existentes no mercado. Nessa época não havia os sistemas de comunicação sofisticados, sendo assim o estoque era o elemento mais importante para o balanceamento da cadeia de suprimento. (NOVAES, 2007)
Sendo assim, os varejistas e industrias concentravam-se em manter um estoque pulmão para abastecer as demandas dos consumidores.
- INTEGRAÇÃO RÍGIDA
Iniciou-se na década 70, com a utilização do MRP e MRP II, Os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade Marketing de Produto.
Crise do Petróleo o que encareceu a movimentação + Mão de Obra, fazendo-se necessário a racionalização da cadeia de suprimentos, diminuição de custos e aumento da eficiência, Iniciou-se o emprego da multimodalidade no transporte de mercadorias e a introdução da informática.
- INTEGRAÇÃO FLEXIVEL
Conforme Novaes, 2007, não foi somente o aumento da renda e o anseio por maior diversidade de produtos que caracterizaram a mudança de perfil do consumidor a partir da Segunda Guerra Mundial. A população apresentou mudanças profundas em seu perfil etário e em seus hábitos. De um lado, as necessidades econômicas e financeiras obrigaram a maioria das mulheres a trabalhar fora do lar, criando novas expectativas e preferências de consumo. Muitos casais deixaram de ter filhos ou se restringiram a apenas um. Por outro lado, a expectativa de vida da população aumentou bastante nas últimas décadas.
- INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA
Nesta fase, ainda segundo Novaes 2007, a alteração no perfil do consumidor é mais ampla. A questão da utilização do tempo, por exemplo, é característica. Com o crescimento do trabalho feminino fora do lar e com o aumento do número de pessoas divorciadas ou solteiras, as compras durante o dia ficaram mais difíceis de realizar. Como resultado, as lojas e supermercados passaram a ficar abertos durante um período maior, estendendo a operação até às 8 ou mesmo 10 horas da noite. O reforço do atendimento aos sábados, por outro lado, se tornou mandatório, pois é nesse dia em que mais se concentram as compras.
Identificar cada tipo de consumidor e entender seus hábitos e anseios é hoje uma necessidade premente para o comércio varejista. Evidentemente, os setores de marketing dos fabricantes de produtos e das grandes empresas varejistas conhecem razoavelmente bem muitas de suas nuanças.
- A LOGÍSTICA NAS REGIÕES DO BRASIL, ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, ECONOMICOS E DIFICULDADES NO SETOR LOGÍSTICO.
Um dos fatores que mais atrapalham o desenvolvimento do ramo logístico no país é a falta de infraestrutura, principalmente no modal rodoviário. Enquanto a área de logística inova em alternativas para superar crises financeiras internas e externas, investe em espaço para armazenagem e faz de tudo para absorver e dar conta de variados tipos de demanda, o setor sofre por ter uma concentração de 60% das suas atividades em estradas, sendo que essas apresentam algum tipo de deficiência em 73,9% delas.
...