A ECONOMIA INTERNACIONAL
Por: Ricardo Celso • 30/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 609 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINA: ECONOMIA INTERNACIONAL
4ª Avaliação
Aluno: Julio Ambrosio Pernice
2017
3. Explique porque o Sistema Bretton Woods veio a fracassar. Apresente e discuta os fatores que suportam sua resposta.
Até meados de 1939, muitos países ainda tentavam se recuperar da recessão sofrida após a Grande Depressão, de forma que todos sairiam ganhando se o comércio internacional fosse mais livre, preservando o equilíbrio externo e a estabilidade financeira sem prejudicar tanto a economia interna quanto o próprio comércio internacional. Assim, surgiu o acordo de Bretton Woods, que tinha por finalidade a fixação das taxas de câmbio em relação ao dólar norte americano, e um preço do ouro em dólar invariável - US$ 35 por onça.
Portanto, os EUA eram emissores da moeda padrão e teriam que garantir que os outros BACENs pudessem converter dólar em ouro àquele preço, e para que isso ocorresse, precisavam ter reservas em ouro suficiente. Porém, surgem alguns problemas, não necessariamente os demais BACENs queriam trocar dólares por ouro, uma vez que suas reservas de dólares lhes rendiam juros, além disso, as ofertas de ouro não estavam crescendo de maneira suficiente perante o crescimento econômico, de forma que ao ocorrerem algumas conversões, culminou no esgotamento do estoque de outro dos EUA.
Após a publicação de um livro influente em 1960 pelo economista Robert Triffin, o mundo começou a prestar mais atenção no problema da confiança, pois conforme ocorresse um aumento das necessidades das reservar internacionais dos Bancos Centrais, os saldos em dólares poderiam exceder o estoque de ouro nos EUA, e caso o dólar não tivesse mais o mesmo valor que o ouro, poderia ocorrer o fato de que os BACENs tentassem trocar os dólares que já possuíam, e assim aconteceria um colapso, como já havia ocorrido em 1931 com o Sistema do Padrão Ouro.
Uma tentativa de salvar o Sistema de Bretton Woods foi o Plano Triffin, no qual o FMI deveria se tornar um BACEN mundial e emitir uma moeda internacional em substituição ao dólar. Porém o Sistema de taxas de câmbio fixas começava a apresentar problemas. A partir desse momento ocorreu uma abertura para capitais especulativos, uma vez que ficava mais fácil transferir recursos além das fronteiras e aumentavam as probabilidades de variação na taxa de câmbio.
Após um período de calmaria entre 1961 e 1965, o pacote de política macroeconômica de 1965-1968 é fortemente considerado o principal erro que contribuiu para o fim do sistema de Bretton Woods, sendo os gastos com a Guerra do Vietnã um dos principais precedentes, aliado com outros tipos de gastos governamentais, como o Plano Great Society, que incluía fundos para educação pública e remodelagem urbana, e assim culminou em um impacto negativo nas exportações estadunidenses.
...