A EMPRESA REGIDA POR ZEUS
Por: Alice Kauffmann • 10/9/2018 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
EMPRESA REGIDA POR ZEUS
É uma pessoa que cobra muito de seus subordinados, sempre busca resultados por vezes pressionando os indivíduos e acaba sendo por vezes estúpido, ignorante e grosso. É controlador, e sempre quer estar a par de tudo o que acontece na empresa. Quer respostas rápidas e objetivas. É um administrador paternalista, onde tem os seus protegidos e de confiança. Fica de mau humor quando algo acontece de errado. Foca em resultados e soluções para problemas. Odeia desperdício ou perca. Gosta das coisas do seu jeito, certificando sempre que estas são de qualidade e o melhor a se fazer.
Entretanto e gentil, educado e comunicativo. Seus subordinados o respeita e tem um carinho por ele, pois sabem que este sempre busca obter o melhor para a empresa a qual administra. E gentil, educado e comunicativo.
Porem, para melhorar a qualidade de serviço, o gestor deveria ouvir um pouco seus subordinados, para que juntos consigam uma solução ainda melhor.
Este gestor prioriza a qualidade do serviço, a competência de seus subordinados, soluções eficazes para eventuais problemas, a escassez de prejuízo e perca e visa o lucro.
EMPRESA REGIDA POR APOLO
Bom, toda empresa é um pouco burocrática, pois isso é necessário. Cada um tem a sua tarefa dentro da organização. Um exemplo de Gestor Apolo, e o contador, o gestor de qualidade e RH da empresa, estes sempre procuram registrar as ocorrências realizadas, formaliza documentos e autenticando, esta em dia com a Certificação de Qualidade proposta. Gostam de ter a atenção para si e de serem reconhecidos. Gostam de ter a situação sob controle, ter os processos já definidos, com riscos mapeados e busca por indicadores, normas, procedimentos e instruções de trabalho para ter o ambiente organizado e eficiente.
Preza na qualidade dos serviços, e a solução de problemas e foco em resultado com a obediência aos processos e técnicas. Encoraja a estabilidade e previsibilidade. Segue os princípios da lei, dá-se a ordem o os demais devem obedecer, virando uma rotina na empresa. O apego às normas e a rotina da cultura Apolo afeta psicologicamente o funcionário, dizendo o que se deve fazer, ocorrendo à despersonalização do indivíduo, executando a mesma atividade, sentado no mesmo local, utilizando os mesmos procedimentos.
Para melhorar a qualidade do serviço, deveria-se valorizar mais o empregado, perceber que este também tem necessidades e sentimentos e que os processos não podem ficar dependentes de uma pessoa especifica, e sim distribuir as tarefas.
EMPRESA REGIDA POR ATENAS
“Para este tipo de organização o importante é atuar na tarefa de solucionar os problemas, por isto mesmo a melhor forma de representá-lo é através de uma rede onde não existe poder centralizador, o que existem é um aglomerado de forças-tarefa na busca de soluções aos problemas da organização.”
Uma empresa regida por uma Atena gosta de agir em grupo, valoriza o talento, criatividade e inovação. . Trabalham bem em equipes e acreditam que aprender é adquirir a capacidade de resolver impasses. Apreciam o novo e se entediam com a infalibilidade. Gostam de dilemas, pois são solucionadores de problemas. Preocupam-se com o seu crescimento profissional. Nas organizações de Atena, a tarefa é fruto de negociações entre indivíduos e líder. Sabedoria e perícia são as bases do poder. A obediência é substituída pela concordância. O reconhecimento do sucesso profissional é expresso mediante promoções.
...