A Educação e Conhecimento
Por: drika_peres • 24/5/2017 • Dissertação • 756 Palavras (4 Páginas) • 191 Visualizações
Educação e Conhecimento
A educação está na raiz dos principais problemas e é uma das chaves de qualquer solução em um país. No Brasil há muitas organizações da sociedade civil, centro acadêmicos que fazem ótimos trabalhos para tentar apressar a transformação do sistema decadente da qualidade da educação no Brasil.
O conhecimento está no centro do futuro da economia por ser o principal fator de aumento de produtividade. Está no centro da superação da baixa qualidade da democracia brasileira por permitir à cidadania cobrança mais consciente e efetiva sobre as autoridades representativas.
A educação é parceira do conhecimento, sendo a principal fonte de inovação nas mudanças da sociedade e economia. Temos a informática como filha predileta do conhecimento, que tem uma ligação grande com a educação, podemos dá o exemplo de cursos a distância, que são feitos 90% através da informática pela internet. A visão de que a tecnologia amplia o conceito de aula, de espaço e de tempo é cada vez mais divulgada.
Nas escolas antigamente, “na época dos avós”, o professor só podia contar com o quadro negro e o giz como ferramentas de trabalho e com a obrigação de vencer o livro didático que trazia conteúdos determinados pelo governo vigente, o professor ensinava e o aluno recebia o conhecimento de uma forma pronta, as opiniões e a ideias dos alunos não eram considerados. O ensino era centrado apenas nas informações. Não existiam diálogos entre professor e aluno, onde o conhecimento era absorvido automaticamente e mecanicamente sem muito espaço para questionamentos, tornando o saber desinteressante. Muita coisa mudou, desde os tempos de escola dos avós, hoje o professor tem muita dificuldade em trabalhar dentro da sala de aula com autonomia, que nem sempre está a serviço da autonomia. A segunda está no aluno, totalmente dependente do professor e desinteressado por construir o seu próprio conhecimento.
Antigamente também, os pais exerciam ao máximo sua autoridade na educação dos seus filhos. Hoje eles passam essa educação para a escola, como se fosse obrigação educa lós. E por isso, muitas vezes, ao invés deles cobrarem dos seus filhos, acabam cobrando da escola e dos professores o mau comportamento dos seus filhos apresentados na escola.
Atualmente temos a tecnologia a nosso favor, o aluno tem mais contato com muitas informações e tem um mundo digital e globalizado, as pessoas tem como ter uma educação mais participativa, comunicativa e também capitalista. Tem mais interação entre o professor e o aluno na sala de aula, trocam experiência, tem liberdade de opinião e expressão. A escola se tornou um ambiente livre, em que qualquer assunto pode ser abordado sem restrições políticas ou morais.
E os dispositivos móveis estão cada vez mais presente nas escolas, e será que isso ajuda ou atrapalha?
Segundo uma pesquisa feita Pew Research Center, nos EUA, descobriu que 58% dos professores norte-americanos possuem smartphones – 10% a mais que a média nacional para adultos. Os professores estão abraçando políticas do tipo “traga seu próprio dispositivo” nas classes e pedindo que as escolas possuam e ofereçam tabletes para seus alunos. De acordo com essa pesquisa,
...