A Escala de Frequência Verbal
Por: carlosedinaldo1 • 21/5/2015 • Seminário • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 219 Visualizações
FACEM – FACULDADE DO ESTADO DO MARANHÃO
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS
PROF. COELHO
ESCALA DE FREQUÊNCIA VERBAL E
ESCALA LINEAR NUMÉRICA
São Luís-MA
05/2015
CARLOS EDINALDO BASTOS
JAMES DEAN LOUZEIROS
DHEFERSON PINHEIRO SÁ
IRACEMA CARDOSO
AGNALDO SANTOS
ESCALA DE FREQUÊNCIA VERBAL E
ESCALA LINEAR NUMÉRICA
Trabalho apresentado para obtenção de nota no curso de Ciências Contábeis, referente a nota da NP2 do 6º/7º período, da Disciplina Gestão das Informações organizacionais do Prof. Esp. José Coelho.
São Luis-MA
2015
AGRADECIMENTOS
A DEUS em primeiro lugar, pela vida, por nos ter iluminado e nos guiado em todos os momentos da nossa vida.
Agradecemos aos nossos colegas de turma que de forma indireta contribuíram para que chegássemos a esse nível de conhecimento.
Agradecemos também ao nosso professor José Coelho, que com sua metodologia simples e sutil, vem nos proporcionando o máximo de aprendizado não só na disciplina, mas em vários aspectos que nos serviram para toda a vida.
RESUMO
Diante das dificuldades encontradas na analise de dados estatísticos para os empreendedores, apresentaremos neste trabalha um conhecimento teórico e bem exemplificado para facilitar a distinção entre as diversas Escalas de Frequências encontradas atualmente. Isso mostrará certa diferenciação nas escalas, podendo assim o observador distingui qual é a escala trabalhada, proporcionando um analise mais direto e preciso. Ocasionando consequentemente um bom desempenho ao analisar tais dados estatístico e auxiliando-o na gestão das informação na sua organização.
ABSTRACT
Given the difficulties encountered in the analysis of statistical data for entrepreneurs , we will present this work a theoretical knowledge and exemplified to facilitate the distinction between the various frequencies scales currently found . This will show some differentiation in the scales , so the viewer can distinguish what is crafted scale , providing a more direct and precise analysis. Consequently leading to a good performance by analyzing such statistical data and assisting him in the information management in your organization.
SUMARIO
| 07 |
| 07 |
| 08 |
| 09 |
| 11 |
- FREQUÊNCIA
A frequência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações etc) em um determinado intervalo de tempo. Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilação. Esse tempo em particular recebe o nome de período (T). Desse modo, a frequência é o inverso do período. Por exemplo, se o coração de um bebê recém-nascido bate em uma frequência de 120 vezes por minuto, o seu período (intervalo entre os batimentos) é metade de um segundo.
- TIPOS DE ESCALAS
Uma escala É um instrumento cientifico de observação e mensuração de fenômenos sociais. Ander-Egg (p.141) afirma que a escala foi idealizada com a finalidade de medir a intensidade das atitudes e opiniões na forma mais objetiva possível. Meireles & Enoki (2002) compilaram que há inúmeros tipos de escalas, inúmeras técnicas que transformam uma série de fatos qualitativos em fatos quantitativos ou variáveis, às quais se podem aplicar processos de mensuração e de análise estatística. Em Marconi & Lakatos (1986:88), pode-se encontrar algumas. AnderEgg (1978:142) indica seis tipos de escalas: (1) de ordenaÅÑo (de pontos, de classificaÅÑo direta; de comparaÅÇes binárias); (2) de intensidade; (3) de diståncia social (de Bogardus; de Dood; de Crespi); (4) de Thurstone; (5) de Guttman e (6) de Likert.
- ESCALA DE FREQUÊNCIA VERBAL
Uma escala de frequência Verbal ou Avaliação de Frequência tem praticamente as mesmas características que a escala LIKERT. Ou seja, esta “escala- fundamenta-se no estabelecimento de premissas de relação entre atributos de um objeto e uma representação simbólica desses atributos”. Contudo a Escala de Frequência Verbal tem duas particularidades que são:
- Mais do que a intensidade do grau de concordância com uma afirmação, à escala de frequência verbal apresenta palavras (normalmente cinco) que indicam a frequência com que uma dada variável ocorreu.
- Em vez de apresentar afirmações sobre um dado tópico, os itens de uma escala de frequência verbal devem referir-se a ações/comportamentos muito específicos realizados pelos respondentes.
Apesar dessas particularidades destacadas por (Alreck & Settle, 1995, p. 119-120) esta escala não se difere das outras no quesito objetivo.
As vantagens da utilização dessa escala é:
...