A Escola Clássica
Por: Maria Luiza • 11/11/2018 • Projeto de pesquisa • 393 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
Escola clássica
Taylor (1886): Gestão científica: eficiência e eficácia operacional, divisão do trabalho, produção padrão. Operário mais produtivo, padronização.
Ford (1910): Produção em massa, linha de montagem, especialização, padronização, integração vertical. Func. Fixos em seus postos, os produtos se deslocavam por esteiras, o ciclo diminuía.
Fayol (1916): Gestão administrativa: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. 1ª teoria administrativa -> o poder de administrar poderia ser ensinado.
Relações humanas:
Mayo
Comportamento e motivação dos trabalhadores estão condicionados a normas e pressões sociais. Nível de produção é determinado pela integração social dos operários.
Conjunto de sociedades informais. O funcionário começa a ser visto como um ser com necessidades que devem ser supridas.
Novos estudos sobre motivação, coesão grupal e seus efeitos sobre as organizações.
Maslow
Livro Motivação e personalidade, onde classifica hierarquicamente as necessidades humanas.
Herzberg:
Classificou os três primeiros níveis da pirâmide (Maslow) como fatores de higiene, associando os outros dois níveis a fatores de motivação.
Fatores higiênicos: podem evitar a insatisfação, mas não elevar o grau de motivação. Condições de trabalho, salários, estabilidade, ambiente físico.
Fatores motivacionais: estimulam o aumento da produtividade, satisfação, reconhecimento e significado do trabalho. Conteúdo de cargo, natureza das tarefas que o individuo executa. Ex.: perspectiva de crescimento, aquisição de conhecimento, chefia.
Mc Gregor:
Elaborou a teoria X (funcionários inerentemente preguiçosos e rejeitam trabalho, e possui como utilidade exclusiva o salário, sendo assim, a administração deve supervisionar os trabalhadores de perto, desenvolvendo sistemas de controle, para que os objetivos sejam cumpridos, os colaboradores devem ser coagidos e ameaçados com punição para que canalizam seus esforços no trabalho, pressuposto da escola clássica quanto a natureza humana) e:
Y, os funcionários encaram o trabalho como algo normal, e fonte de satisfação em condições favoráveis, o ser humano não é preguiçoso e a empresa deve fornecer condições necessárias para que o colaborador exerça seu potencial, as pessoas são competentes e criativas, gostam de assumir responsabilidades, e suas recompensas não estão embasadas apenas no dinheiro, mas também no reconhecimento e ascensão(aspectos de uma nova visão integradora de objetivos individuais e organizacionais). Contrapõe correntes opostas de pensamentos que teorizam as relações e comportamento dos colaboradores dentro de uma empresa.
Administração tradicional: o homem é um ser movido pelo dinheiro e dotado de racionalidade absoluta.
Com base nos trabalhos realizados por diversos autores, foram formados novos conhecimentos para justificar sua reunião em uma nova escola de administração.
...