A Escola Clássica
Por: judeu • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 773 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
Teoria
Escola Clássica
Partindo do Principio que a Ideia Central da economia Classica é a de concorrencia, essa Escola tem como base os preceitos filosóficos do liberalismo e do individualismo que dominaram toda a europa pós renascentista lideradas pela emergente e principal responsavel pela expansão do comermercio e consequentemente do Capitalismo , a Burguesia.
No campo específico da administração das empresas, coube a dois engenheiros o lançamento dos fundamentos de uma Teoria Geral da Administração, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração.
O primeiro deles foi estadunidense Frederick, com sua obra “Shop Management” lançada em 1903, que teve uma repercussão enorme nos meios acadêmicos e empresariais. O segundo Henri Fayol ,com seu trabalho “Administracion Industrielle et Generale”, publicado em 1916 ganhou um prestígio extraordinário.
Dividindo assim ,do ponto de vista didatico, a Escola Classica em Dois grupos Teoricos: Administração Científica por Taylor e a Teoria Clássica da Administração, Por Fayol.
Administração Científica (Operacional)
A administração cientifica ou Taylorismo como tambem é conhecida, tem como principais métodos a mensuração e a observação, que tem como objetivo original eliminar as formas de desperdício mais constantes nas industrias proporcionando assim um salto consideravel no nível de produtividade da mesma.
Taylor , engenheiro e fundador desse grupo teorico começou seus estudos sobre administração dentro da própria fabrica onde trabalhava, buscando aumentar a produtividade, diminuir custos e desperdícios. Para ele a Administração Cientifica deveria ser implantada de forma sistêmica e gradual, para evitar descontentamento e atritos tanto nos niveis administrativos como nos operacionais, na qual dentro de 4 ou 5 anos se notaria os resultados.Sempre assegurando que tanto o “patrão” quanto os empregados tenham prosperidade e produtividade em suas atividades.
A Caracteristica marcante deste sistema foi a substituiçao da forma empirica com baixissima produtividade pela organização e divisão de tarefas dentro da empresa,sempre com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
Dessa Forma Taylor revolucionava a forma da operacionalidade das empresas , trazendo beneficios tanto para as empresas :
- Eliminação de desperdícios,
- Aumento dos níveis de produtividade,
- Redução de custos,
- Produtos com qualidade superior aos anteriores
Como para os Funcionarios, indo de contra assim ao paradigma da relação Empresa-Contribuidores da época :
- Salários mais elevados
- Política de incentivos por metas de produção cumpridas
- Condições de trabalho
- Jornada de trabalho reduzida e pausas para descanso
Teoria Clássica da Administração (Organizacional)
Henri Fayol o criador da Teoria Clássica, dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho.
Esse Grupo teorico caracterizava-se pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos .
...