A Especialização Gestão em Administração Pública Políticas Públicas
Por: alessandraalexia • 8/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 898 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
Curso: Especialização Gestão em Administração Pública Políticas Públicas
Professora: Drª. Priscila Riscado
Disciplina: Estado, Governo e Mercado
Aluna: Alessandra Gonçalves
Atividade I
Questão I- Comente, a partir dos autores apresentados ao longo da Unidade I, como caracteriza-se o Estado - e quais são suas principais atribuições
A partir dos autores apresentados ao longo desta unidade, o Estado é caracterizado como uma organização que exerce sobre os indivíduos que ocupam um determinado território o poder supremo. O Estado tem a capacidade de exercer total influencia sobre o comportamento e ações dos indivíduos, logo, Poder e Estado são dois termos inseparáveis.
Para Montesquieu, o estado tem características democráticas e constitucionalistas e exerce três funções fundamentais, a legislativa- executiva e judiciária. Para ele a principal função do Estado é produzir leis, ordenamentos, necessários a vida em sociedade. Dando resposta efetivas aos problemas que tendem a enfrentar.
Na concepção de Marx, a garantia da preponderância da classe dominante sobre a classe dominada seria a principal razão do surgimento e manutenção do Estado.
Questão II- Como é possível explicar as relações entre Estado e Mercado, a partir – principalmente - das sociedades Capitalistas, tal qual observado na apostila da referida disciplina?
A relação entre Estado e Mercado nunca se repetem no tempo, renovando-se constantemente. Corrêa (2009) usa a dinâmica pendular para explicar as relações entre Estado e Mercado. Para ele, quando o pêndulo social chega ao seu ponto máximo à direita ( mercado) e os mecanismos de mercado mostram-se insuficientes para estimular o investimento privado, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, a sociedade começa a inclinar-se à esquerda( Estado), buscando cada vez mais a intervenção do Estado como forma de corrigir as falhas de mercado, sanar as suas insuficiências e recriar as bases para a retomada dos investimentos, a expansão da economia e o aumento do bem-estar.
No momento que pêndulo chega ao seu ponto Maximo á esquerda a intervenção do Estado na regulamentação da vida social e econômica não se mostrar mais capaz de promover o crescimento, o bem estar da sociedade- passando a ser compreendido como uma barreira ao investimento privado, que é a condição necessária para a expansão econômica nas sociedades capitalista tem inicio a o movimento oposto da sociedade em direção a direita, com a retratação do estado em favor dos mecanismo de regulamentação do estado
Questão III- Tomando por base os autores analisados na disciplina até o presente momento, como podemos caracterizar o pensamento Liberal para interpretar as relações entre o Estado e o Mercado.
Com o intuito de caracterizar o pensamento liberal para interpretar as relação entre Estado e Mercado, podemos dizer, que o pensamento liberal compreende essa relação pelo meio da autorregulação e concorrência do liberalismo , levado pelo jogo do egoísmo de interesses. E através do confronto umas com as outras, e a competição acirrada darem resultados ao equilíbrio econômico e o bem estar de todos os lados.
Entende-se que a concorrência faz parte do cotidiano dos indivíduos , e que de acordo com o liberalismo, caberia ao Estado ser o mediador e regulador contribuindo para o funcionamento apropriado.
Questão IV- A teoria Marxista apresenta algumas características basilares para sua dinâmica funcional. Descreva estas características, destacando a conjuntura na qual a teoria se desenvolve.
A teoria marxista se desenvolveu a partir do materialismo dialético e do modo de produção e foi conduzido pelas lutas de classe. Esse cenário se desenvolveu por meio de contradições das relações de produção e de riquezas sociais.
...