A Espiral Descendente de Medir o Desempenho do Povo
Por: João Guilherme Pedrílio • 9/6/2019 • Trabalho acadêmico • 588 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
INDICADORES DE DESEMPENHO DA EMPRESA
Atividade 1
A Espiral Descendente de Medir o Desempenho do Povo
Aluno:
João Guilherme Pedrílio
São Paulo, 2019
1. INTRODUÇÃO 3
2. SOBRE O TEXTO A ESPIRAL DESCENDENTE DE MEDIR O DESEMPENHO DO POVO 3
3. PERGUNTAS PROPOSTAS 4
4. CONCLUSÕES 5
5. REFERÊNCIAS 6
- INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho fará uma análise do texto A Espiral Descendente de Medir o Desempenho do Povo da autora Stacey Barr, e também responderá as perguntas propostas no final do artigo.
- SOBRE O TEXTO A ESPIRAL DESCENDENTE DE MEDIR O DESEMPENHO DO POVO
O texto diz que monitorar e medir o desempenho das pessoas pode não melhorar o desempenho da organização como um todo, baseado na Espiral Descendente, que pode ser vista na figura 1:
[pic 4]
Figura 1: Espiral Descendente
Esse monitoramento de desempenho costuma ser usado para bônus, promoções e outras recompensas, ou mesmo negá-las quando pedidas; demissões; e desenvolvimento pessoal, mentoração, e metas futuras.
Mas o que costuma ocorrer grande parte das vezes, é que as pessoas começam a ser monitoradas mais de perto por seus gestores, que querem melhores resultados, e isso acaba nos funcionários se sentirem julgados, o que leva a se sentirem ameaçados e em consequência apresentarem uma atitude defensiva levando à diminuição da performance e consequentemente aumentando o monitoramento por seus líderes, o que gera um ciclo vicioso. Basicamente, o que acontece é que o monitoramento para a melhoria de performance leva cada vez mais à baixa performance.
O que o texto propõe é a aplicação de meios de definição de metas mais colaborativos e que as próprias pessoas definam suas metas e meçam seu desempenho.
- PERGUNTAS PROPOSTAS
Ao final do texto, foi proposta a seguinte ação: “ Eu sei que você deve ter algumas opiniões e ideias fortes sobre este tema (é um tópico quente). Então, quais são eles? O meu ponto de vista é muito teimoso e ignorante? Você tem evidencias de que o que eu digo aqui é errado?”
A proposta do texto e da espiral faz bastante sentido e o mais interessante com certeza é a definição de metas bem estruturadas e estipuladas entre o líder e o liderado para não haver dúvidas e que esses números façam sentido para a organização. A forma de acompanhamento e deadlines para os mesmos também devem ser bem definidos e para que o funcionário não seja pressionado, deve-se evitar pressões e micro-management, deixando com que o liderado possa trabalhar de forma relativamente livre e sem pressionamento durante o desenvolvimento de suas atividades.
...