A FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
Por: valesca fabiana cardini lopes • 2/5/2015 • Relatório de pesquisa • 859 Palavras (4 Páginas) • 176 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
Valesca Fabiana Cardini Lopes | 5899077094 |
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Trabalho proposto na disciplina de Análise de Investimentos, Curso de Administração, 4º Semestre Noturno. Faculdade Anhanguera de Rondonópolis - MT, ministrada pelo Professor Fabrício Lenzi.
RONDONÓPOLIS - MT
22 de Abril de 2015
ATPS - Etapa 1 - Passo 1
Ler a matéria BC e mercado projetam inflação maior para 2014 e 2015. Disponível em
<http://www.valor.com.br/brasil/3496532/bc-e-mercado-projetam-inflacao-maior-para-2014-
e-2015>. Compartilhado em: <https://krotonmy.
sharepoint.com/personal/antonio_coelho_anhanguera_com/_layouts/15/guestaccess.as
px?guestaccesstoken=kMt%2fx9JJkr4PsWuoWf0HL8vPzWG5cUmYOiplRDmGZeQ%3d&do
cid=056d98993a0f84ddf98d9c3627264c807> e em:
<https://docs.google.com/document/d/1JE7seDSfVz3RD7PUeNOk-vUxL2dcKrZkFQZOLgPwYM/
edit?usp=sharing>. Acesso em: 08 nov. 2014.
Em no mínimo 30 linhas escrever um texto a respeito do cenário da economia brasileira
para o próximo ano e como isso pode afetar a decisão de onde investir.
TEXTO: O cenário da economia brasileira para o próximo ano e como isso pode afetar a decisão de onde investir .
Os investimentos tem uma grande importância para as organizações e para a sociedade de modo geral. Investir significa utilizar recursos disponíveis no presente, para gerar mais recursos no futuro, podendo ser a curto, médio ou até mesmo longo prazo. Porém, para que tudo isso dê certo, precisamos estar a todo tempo antenados na economia do país, ou seja, saber onde está sendo mais vantajoso investir. Existem várias opções disponíveis para se fazer investimentos nas organizações, mas o administrador tem que analisar quais são os melhores investimentos.
No ano anterior, tivemos um decepções no setor econômico e por conta desse os investimentos devem continuar lentos ao longo do ano de 2015. O cenário já era pouco favorável, com confiança em nível ainda bastante baixo, alta da taxa básica de juros e o ajuste fiscal que o governo atual impôs tende a reduzir o ritmo das obras públicas. O cenário que já não estava favorável, piorou de situação com as denúncias de corrupção na Petrobras.
Além da confiança em baixa, o ajuste fiscal esperado imposto em 2015 deve afetar os investimentos públicos, uma das despesas em que o governo tem mais flexibilidade para cortes. A alta da Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP), que vai subir de 5% para 5,5% no primeiro trimestre de 2015, e a expectativa de redução do ritmo de desembolsospelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também pode ter impacto negativo sobre o investimento privado, por aumentar o custo de capital e diminuir oferta de crédito para investimentos.
O aumento da taxa básica de juros em curso é outro fator restritivo no cenário para o próximo ano.
Temos também o aumento do dólar, que ultrapassou a marca dos R$3,10, afetando dessa forma as importações. Temos enfrentado dia-a-dia é a crise hídrica, tanto na geração de água para o fornecimento quanto para a geração de energia elétrica.
Além das incertezas presentes na economia brasileira, o quadro ficou mais turbulento com as denúncias envolvendo a Petrobras e a queda do preço do Petróleo, que podem levar a estatal a encolher seu plano de investimentos. "A empresa tem papel relevante dentro do investimento doméstico e afeta também o restante da cadeia, além de dificultar a captação de recursos no mercado estrangeiro por outras empresas brasileiras", observa Alves de Melo, da Icatu. (Fonte: http://www.icna.org.br)
Denúncias de corrupção, queda do preço do barril de petróleo, aumento do dólar, aumento das taxas de juros, fazem com que os investimentos fiquem menos atrativos.
No mercado financeiro são apresentados também diversas possibilidades de investimentos a pessoas jurídicas ou físicas, as chamadas aplicações financeiras que podem serem feitas quando uma empresa ou uma pessoa física, tiver dinheiro sobrando, consequentemente pode-se alplicar no mercado financeiro e receber juros pela aplicação.
As principais opções de aplicações financeiras são: 1) CDB: Certificado de depósito Bancário é emitido por uma instituição financeira,em troca de um depósito a prazo e que só pode ser resgatado após um período, 2) Caderneta de poupança: É um instrumento muito tradicional de renda fixa sua rentabilidade depende da Taxa Selic, 3) debêntures: Títulos emitidos por empresas privadas normalmente por prazos longos, de três a cinco anos, é instrumento de renda fixa, podem oferecer garantias adicionais e possibilidade de conversão em ações, 4) Ações de empresas: São Instrumento de renda variável e seus proprietários obtêm retorno do investimento de duas formas em recebimento de dividendos ou ganhos de capital, 5) Fundos de Investimentos: A sua rentabilidade é calculada pelo administrador e repartida entre os investidores, podem ser de várias modalidades sendo os principais conservadores e agressivos, 6) Títulos públicos: Títulos emitidos pelo governo com objetivo de financiar a dívida pública, podem ser pré ou pós-fixados especialmente na taxa Selic, IGP-M ou IPCA e em moeda estrangeira. Esses investimentos podem ser como de renda fixa ou de renda variável, ou mesmo mistos de renda fixa e variável. A renda fixa são investimentos nos quais não há perda do montante investido inicilamente, os juros nem sempre são fixos, podendo ser pré ou pós-fixados, levando em conta indicadores como a taxa Selic, CDI, dentre outros.
...