A Filodofia Moderna na Administração
Por: Giulio Zanoti • 23/6/2021 • Monografia • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 140 Visualizações
Nome: Giulio Bertho Zanoti N° USP: 12505047
A influência dos autores modernos para o entendimento do mudo contemporâneo
A priori, os pensadores modernos surgem com o final da Idade Média, e sua principal objetivo era de a busca de conhecimento através de métodos inovadores e racionais. Contudo, os diferentes autores utilizaram diferentes técnicas para atingir esse objetivo, assim surge o empirismo, racionalismo, entre outras. Outra grande característica desse período foi tentaram afastar-se dos preceitos religiosos para entender e explicar as questões, logo métodos científicos foram amplamente utilizados durante o período.
Já o plano de fundo dessa corrente foi a reforma da igreja católica a qual contestou os dogmas tradicionais da igreja e criou novos pensamentos religiosos, com isso a igreja católica cria a contrarreforma que era contra esses movimentos para manter suas ideias, poderes e riquezas. Nesse contexto, diversos pensadores os quais possuíam ideias antagônicas em relação a das igrejas eram caçados e punidos pelo tribunal da inquisição, com fim de censurar esses filósofos para manter seu razão e poder diante a sociedade.
Além disso, a grande contribuição desses pensadores foi ampliar o pensamento racional e científico para entender as leis da natureza e domina-la. Basicamente, toda tecnologia e ciência criada atualmente possuiu base e influência dos filósofos modernos, principalmente com a matematização do mundo a qual é usada em todas as ciências contemporâneas. Ademais, a filosofia torna-se independente, dessa forma, podendo questionar todas as coisas e sendo livres para buscar a verdade através de diversos princípios e técnicas.
Um dos grandes pensadores dessa corrente foi Rene Descartes o qual repensou a abordagem Escolástica, assim criou novos métodos para atingir o saber. Nesse sentido, criou ideais sobre as substancias, na qual divide o mundo entre o mundo material que é classificado como res extensa, pois o mundo material é mensurável e palpável, ou seja é algo material, o outro é o mundo imaterial sendo representada pela substancia da alma que está a parte da matéria, sendo infinita e representativa na nossa consciência.
Segundamente, outra ideia de Descartes foi sua frase ´´Penso logo existo`` na qual significa que através da nossa reflexão podemos entender e compreender o mundo de forma individual e racional, essa é uma ideia antropocêntrica que foi uma das características dessa corrente, conduto Rene acreditava na existência de Deus. Ainda mais, o método de Descartes foi feito com o objetivo de permitir a afirmação de axiomas de forma verdadeira, logo para afirmarmos algo da res extensa precisamos ter um método, assim cria o método cartesiano o qual é matemático e racional. Demais, seu método consistia em só considerar verdadeiro o que for claro e evidente, depois fragmentar as partes para entende-las indo do elementar ao complexo e revisar tudo para que seja foi feito corretamente.
Tendo em vista isso, a contribuição de Descartes para o mundo contemporâneo e organizacional foi sua racionalização e seu método cartesiano as quais influenciaram muito o mundo e as organizações do nosso século. É evidente que as ciências administrativas tomaram como base o método cartesiano para criar e elaborar seus princípios, como, as experiências feitas por Taylor as quais determinaram a quantidade de trabalho que o trabalhador suporta (Lei da Fadiga). Além disso, a racionalização trazida por Descartes é usada em todos os âmbitos da organização, por exemplo para definir o desempenho da empresa é amplamente utilizado conceitos matemáticos.
Outro grande pensador do movimento foi Pascal o qual argumenta a existência de Deus através da razão, para ele o humano é crucial para descobrir a incógnitas divinas, logo suas obras se voltam a busca da verdade, e conclui que a fé não deve ser explicada pela lógica, pois ela é sentida. Além disso, ele criou o triangulo de Pascal que é um conceito matemático baseado na razão, também criou o princípios na área da física através de sua racionalidade. Com essas realizações foi um grande contribuidor para as ciências exatas, sendo até homenageado com a nomeação da unidade de medida de pressão na física que levou seu nome.
...