A Função de administração de recursos humanos nas organizações
Por: jujugomes20 • 7/3/2018 • Dissertação • 1.022 Palavras (5 Páginas) • 611 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
ALUNA: JULIANA GOMES PEREIRA
RGM:353.1365
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS
ATIVIDADE 02 |
Atualmente, nas organizações, a função de gerenciar, planejar, organizar, dirigir, motivar e controlar as atividades da empresa não pode se limitar ao departamento de recursos humanos. Um gerente, coordenador, supervisor ou líder de equipe tem que desempenhar esse papel dentro da organização, mesmo que auxiliado pelo especialista de RH, gerenciando pessoas, cargos, planejando atividades e metas, dando suporte e, de uma forma geral, transmitindo o conhecimento que possui. Liderar sua equipe, fazendo com que cada um amplie suas habilidades e talentos, direcionando cada colaborador a desenvolver-se, respeitando as limitações de cada um. Já que é esse gerenciador que está em contato direto com sua equipe deverá conhecer, respeitar e estimular a evolução de cada pessoa sob seu comando, de uma forma diferenciada e direcionada aos resultados que necessita obter.
Podemos citar o planejamento como a mais importante ferramenta utilizada pelas organizações para nortear suas ações gerenciais. A empresa precisa conhecer e entender os seus colaboradores, sua estrutura, o cenário de mercado, seu cliente e analisar, sistemática e continuamente as condições de seu ambiente, seja este no campo financeiro, operacional, técnico etc. e equilibrar as indigências e capacidades de cada setor com sua própria necessidade. Isto é o conceito de ser uma corporação com uma gestão estratégica.
A politica de recrutamento e seleção é todo o conjunto de técnicas, diretrizes e critérios instituídos pela organização que visa à ocupação de cargos por profissionais capazes de agregar valores à empresa. No recrutamento, a atração de pessoas potencialmente qualificadas a ocupar um cargo dentro da empresa. E a seleção, tem como tarefa escolher os candidatos recrutados, com a triagem de currículos, as entrevistas, provas etc., para a análise dos conhecimentos e habilidades necessários ao cargo (quando um candidato está dentro dos requisitos de aptidão exigidos pela empresa). Etapas a serem seguidas:
Basicamente, o recrutamento é realizado nas mais diversas plataformas disponível ás empresas dependendo, então, dos recursos financeiros e de logística disponíveis para tal. Como por exemplo, podemos citar: anúncios em jornais, redes sociais, indicações de colaboradores, faixas e banners, parcerias com agencias de emprego, divulgação em universidades.
É necessário que se determine quais as técnicas de recrutamento são mais adequadas para a vaga disponível. Este planejamento baseia-se em pesquisas, tanto externa de ofertas da mão de obra qualificada, o teto salarial exigido e adequado para o cargo, quanto à interna que resulta da pesquisa de perfil ideal de candidato e a disponibilidade de recursos para o recrutamento. Devem ser levados em consideração o tempo e o custo presentes em cada tipo de escolha do processo mais adequado. Recrutamento interno: Quando o objetivo da empresa é motivar o próprio colaborador com um plano de carreiras, criando um programa de oportunidade interna, por exemplo, (promoções, remanejamento e transferências). Tendo em vista que dentro da organização há profissionais que possuem os requisitos para a vaga em questão. Este tipo de recrutamento é mais barato para empresa, pois não dispende gastos com anúncios e novos treinamentos, por exemplo; é mais rápido; mais seguro, pois o candidato já é conhecido pela empresa; é uma fonte de motivação e bom espirito competitivo ao colaborador. Porém existem desvantagens como o conflito de interesses e atitudes negativas daquele colaborador que não demonstra condições para aquela oportunidade; o colaborador promovido limita-se as politicas da empresa, não traz nada de novo, de progressivo. Recrutamento externo: Arquivo de currículos enviados espontaneamente a empresa, indicações realizadas por funcionários e o recrutamento realizado por agencia de recrutamento (quando terceirizados). Das vantagens deste tipo de recrutamento, podemos citar a inovação, pois quem vem de fora, pode garantir novas ideias e formas para o desenvolvimento da empresa; aproveitamento de treinamento e conhecimento realizado em outras empresas, porém este também pode ser o mais oneroso tipo de recrutamento, pois mão de obra qualificada, geralmente é mais cara, mais demorado.
|
Entende-se como administração estratégica de recursos humanos, a gestão que privilegia como objetivo fundamental, através de suas intervenções, a otimização dos resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõem. (MARRAS, 2000, p. 253) |
...